Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sobe no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

UFPI sobe no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h28

A Universidade Federal do Piauí alcançou a nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . O resultado é referente a 2019 e foi divulgado pelo Inep na manhã dessa sexta-feira (22). A nota máxima que uma instituição pode atingir na avaliação é 5.

O IGC é um indicador de qualidade que integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino. O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. No cálculo do IGC 2019, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Desde 2011, a UFPI não alcançava a nota 4. Segundo a coordenadora de avaliação e estatística da Proplan/UFPI, professora Edna Maria Magalhães do Nascimento, a nota é resultado do trabalho de orientação, sensibilização, coordenação e apoio da Coordenadoria de Avaliação e Estatística da Proplan/UFPI, empenho dos coordenadores de cursos e dos docentes e esforço dos discentes que apresentam excelentes desempenhos no Enade. “Para nós da UFPI é uma satisfação enorme, porque estamos caminhando para atingir a nota máxima. Esse resultado representa para nós um indicador de excelência e qualidade e que a universidade está fazendo um bom trabalho. Com esse conceito, a UFPI passa a figurar como uma das melhores universidades do país”, declarou a professora Edna Magalhães.

Professora_Edna20180405163514.jpg

Coordenadora de avaliação e estatística da Proplan/UFPI, professora Edna Maria Magalhães do Nascimento

Com o objetivo de atingir a nota máxima, a atual gestão está planejando ações, como a articulação com os coordenadores de cursos e o 1º Seminário da UFPI sobre o Enade que terá a participação de representantes do MEC e do Inep e deve ocorrer no mês de junho. Nesse ano de 2021, os estudantes da UFPI farão o Enade.  “Vamos fazer um trabalho de formiguinha diretamente com os cursos e alunos para que eles possam ter esse conceito que a nota do Enade é muito significativa, tanto para a universidade quanto para os egressos, porque o mercado também avalia de qual universidade esse candidato é procedente”, frisou.

Os resultados do IGC subsidiam a definição de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional e são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção nos processos de supervisão e regulação da educação superior, na definição da matriz orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, em programas e políticas públicas do Governo Federal, entre eles: PARFOR, UAB e PIBID.

Cálculo do IGC

Para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade. De 2017 a 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

- média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

- média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes, conforme os dados oficiais da CAPES;

- distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.

*Com informações do INEP