Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI orienta como abandonar o sedentarismo em tempos de Pandemia
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI orienta como abandonar o sedentarismo em tempos de Pandemia

Imprimir
Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 09h25

SedentarismoDESTAQUE.png

 

O isolamento social imposto pela pandemia e o funcionamento restrito de academias e parques tornou ainda mais difícil manter a prática da atividade física para a maioria da população. Nesse contexto, o professor Fabricio Eduardo Rossi, do Departamento de Educação Física da UFPI e coordenador do Laboratório de Desempenho Muscular, dá dicas de como abandonar o sedentarismo e buscar alternativas para manter o corpo mais saudável no em tempos de Pandemia.

O Professor explica que para ser considerada ativa, uma pessoa precisa dar pelo menos 10 mil passos por dia. E, atualmente, segundo ele, a população está bem aquém disso, com a prática de 500 a 1500 passos cada 24 horas. “É muito pouco!” sentencia.

"O que nós observamos em relação aos aspectos físicos foi uma acentuada diminuição do nível de atividade física dos indivíduos e, em contrapartida, um aumento exacerbado do comportamento sedentário”, avalia o Fabrício Rossi.

O professor dá algumas dicas para aqueles que passam muito tempo em casa, trabalhando, especialmente sentado ou aqueles que consomem horas e horas praticamente imóveis à frente da TV ou tela do computador. Ele sugere romper os períodos de sedentarismo e buscar alternativas para se manter fisicamente ativo mesmo no ambiente doméstico.

“Se você trabalha sentado, evite passar mais que 30 minutos a uma hora na mesma posição. Levante, pegue um copo d’água, caminhe um pouquinho para você quebrar esses períodos de comportamento sedentário. Isso tem sido a maior recomendação, se você não puder aumentar a sua prática de atividade física”, destaca.

Fabricio finaliza sugerindo alternativas para aqueles que podem sair de casa, que estão com uma liberdade maior para a prática de atividade física. Ele recomenda a realização da caminhada, com aumento progressivo dos trajetos até conseguir migrar para atividades mais vigorosas, como corrida ao ar livre, aproveitando a abertura gradual dos espaços públicos.

“Então, procure fazer essas atividades de forma isolada, não coletivamente, mas para que você possa alcançar as recomendações sugeridas, que é pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana. O que daria 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, para totalizar os 150 minutos semanais”, concluiu.

 

Fim do conteúdo da página