Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI explica como a organização do ambiente doméstico pode melhorar produtividade e bem-estar nos estudos e trabalho remoto

Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 10h53

A pandemia do novo coronavírus impactou a dinâmica laboral de grande parte da população. Para diminuir o risco de contaminações, em todo o mundo, vários trabalhadores precisaram migrar suas rotinas de trabalho e estudo para o ambiente doméstico. Mas como preparar um ambiente favorável e otimizar o desempenho de suas atividades? Tendo em vista essas necessidades, a arquiteta, urbanista e professora da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Nayane Costa, oferece dicas de materias, mobiliários, reformas, ajustes e iluminação para o melhor bem-estar de alunos e profissionais.

Pensando em qualificar o ambiente do home office, Nayane Costa recomenda a escolha de um local tranquilo, silencioso, com privacidade e limpo para o melhor exercício das atividades.  Investir na decoração do espaço com plantas é outra ferramenta para aumentar o bem-estar. "A vegetação no ambiente pode reduzir o estresse fisiológico e psicológico dos profissionais e estudantes, além de decorar o local e torná-lo mais humanizado. Os seres humanos necessitam de ambientes mais naturais para se desenvolverem, a iluminação também possui um papel fundamental na performance cognitiva, o uso de cores ajuda bastante no lado criativo. Sempre buscar mesas  e assentos confortáveis, explica".

WhatsApp Image 2021 04 15 at 18.50.53

Vegetação no Ambiente - Imagens acervo pessoal da Professora Nayane

A professora destaca que preparar um ambiente harmônico para a prática do trabalho ou estudos tem ligação com a produtividade. ''Um espaço que está em conformidade com o conforto ambiental proporciona boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, de qualidade do ar, para a realização de  tarefas, faz muita diferença na produtividade e bem-estar. As cores, faz uma grande diferença no ambiente, tem uma correlação nos efeitos no humor e no comportamento dos seres humanos., destaca Nayane Costa.

WhatsApp Image 2021 04 15 at 18.48.33

Conforto ambiental: Iluminação + ventilação - Imagem acervo pessoal da Professora Nayane Costa

WhatsApp Image 2021 04 15 at 19.39.43                                                    Cores na decoração - Imagem acervo pessoal da Professora Nayane Costa

A preocupação com o bem-estar de estudantes e profissionais durante as atividades realizadas de maneira remota na pandemia e os cuidados para reduzir os riscos de contaminação em casa foi alvo do projeto de projeto de extensão, "Oficina de Projetos e Informações", desenvolvido por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.

O grupo vem produzindo materiais educativos e de comunicação sobre ações necessárias para o enfrentamento à covid-19. Quem coordena o projeto, além da Profa. Nayane Costa, a docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Sandra Selma Barbosa Saraiva, com o auxílio de quatro alunos monitores do curso. O material produzido está recheado de dicas. Confira.

Acesse a cartilha com dicas aqui

Acesse o canal no YouTube aqui