Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa na quarta (05) o V Congresso Online Internacional: Atenção Primária em Saúde (CIAPS)

Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 17h45

CIAPS_2021_logo_nova.png

O V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS) a ser realizado online com organização do NUEPES e Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, em colaboração com o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) têm por objetivo ser um espaço de discussão e debate sobre: saúde da mulher, mortalidade materna, contribuições ao enfrentamento da covid 19 e Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).

Nos dias 05 a 07 de maio, o Congresso será um importante espaço de discussão e de articulação e terá como tema “Aproximando a ciência da prática para Saúde da Mulher em tempos de COVID-19”, onde todo evento será transmitido pelo do canal no youtube do Nuepes Não Mortalidade Materna.

As inscrições estão abertas até o dia 5 de maio e podem participar estudantes, profissionais e interessados no tema do Congresso. Todo o valor arrecadado com as inscrições será revertido em cestas básicas para mulheres vítimas da Covid19.

A abertura oficial do congresso será realizada no dia 06 a partir das 8:30. Em seguida acontece a Conferência magistral: Cuidado materno em tempo de Covid-19 que será ministrada pelo Dr. Múcio Bremen, Assessor Regional em Saúde Materna, CLAP/OPAS/OMS, Uruguay. Em seguida acontecerá a palestra: A agenda 2030 e Mortalidade Materna que será apresentada pela Professora Ângela Maria Paiva Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao decorrer dos dias, serão apresentados temas como Mortalidade Materna; Estratégias Baseadas em Evidências para a Redução da Mortalidade Materna; Contribuições das práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) para saúde da mulher.

Os palestrantes

Entre os palestrantes confirmados, estão Carlos Henrique Nery Costa, Vitor Manuel Borges Ramos, Ângela Maria Paiva Cruz, Sônia Maria Rolim Rosa Lima, Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar, Conrado Sávio Ragazini, Antônio Carlos de Carvalho Seixlack, entre outros pesquisadores.

Confira a programação aqui.

Oficinas

Os participantes inscritos no congresso poderão escolher gratuitamente apenas uma das oficinas. Atenção!! É obrigatório está inscrito no congresso e não será possível a inscrição em mais de uma oficina, pois todas acontecem simultaneamente. A carga horária de participação na oficina é de 6 horas. Confira as oficinas:

Oficina 1 – Construção de Mapas de Evidências

Oficina 2 – Urgência e Emergência em gestante de risco

Oficina 3 – Bioestatística aplicada á Pesquisa (a confirmar)

Oficina 4 – A pesquisa qualitativa empregada na saúde

Oficina 5 – Teste de PCR para Covid -19

Oficina 6 – Investigação e análise de óbitos maternos

Oficina 7 – Cuidados Nutricionais na Saúde da Mulher: da Fertilidade à Gestação e Lactação

Oficina 8 – Práticas Interativas e Complementares para Saúde da Mulher

Submissão de trabalhos

A inscrição dos resumos expandidos para análise e seleção deverá ser feita até às 23h59min do dia 20 de Abril de 2021, através do site oficial do Congresso: https://www.even3.com.br/ciaps2021/, enviando o trabalho inscrito para o e-mail:

Podem se inscrever trabalhos inéditos, somente na modalidade Resumo Expandido, de autoria de acadêmicos, regularmente matriculados em curso superior de saúde, residentes, médicos ou de profissionais de saúde em geral.

As áreas temáticas para submissão dos trabalhos são: saúde da mulher; covid-19; mortalidade materna; práticas integrativas e complementares; síntese de evidências.

Cada trabalho somente poderá ser inscrito uma única vez, independentemente se autores ou instituições envolvidas sejam diferentes. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, seis autores, incluindo-se obrigatoriamente o orientador quando for de estudantes. Se o trabalho for de um trabalhador do SUS graduado, não precisa de orientador. Cada autor poderá ser inscrito como apresentador de, no máximo, 02 (dois) trabalhos.

Pelo menos 02 (dois) autores deverão estar devidamente inscrito no Congresso. O apresentador do trabalho obrigatoriamente deverá estar inscrito. NÃO serão aceitos trabalhos de Revisão de Literatura. A indicação de preferência por forma de apresentação (tema livre oral ou pôster) deverá ser feita pelos autores no momento da inscrição. Confira as normas de submissões aqui.

Os certificados serão emitidos apenas para os participantes inscritos no Congresso.

Você está preparado para viver tudo isso no formato Online e Ao vivo. Participe do V Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (V CIAPS), ao vivo, online e da sua casa. Não é vídeo aula, não é gravação é um Evento online Ao vivo.