Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega kits odontológicos a estudantes durante solenidade híbrida

UFPI entrega kits odontológicos a estudantes durante solenidade híbrida

Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 14h29

mesakit.PNG

Na tarde desta quarta-feira (14), em solenidade híbrida, transmitida pelo Canal da UFPI Tv no YouTube, aconteceu a entrega dos kits odontológicos para os estudantes do 4º período do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao todo, foram 10 discentes selecionados no edital, que é lançado ao final de cada período letivo e representa a preocupação da Universidade em garantir uma boa formação aos contemplados. Se cada aluno precisasse comprar um kit semelhante ao que está recebendo da Instituição, necessitaria dispor de mais R$ 5 mil para adquirir todos os itens. Ao final do curso, os alunos devem devolver os kits à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

No processo de seleção, os discentes inscritos passam por uma avaliação socioeconômica, realizada pela equipe de assistência social da PRAEC), que seleciona os que estão em situação de vulnerabilidade financeira e necessitam do auxílio do kit para permanência no curso. Sem contar, que os alunos dispõem de suporte psicossocial e pedagógico durante toda a formação. Em 2021, a ação de entrega dos materiais completa 10 anos.

WhatsApp_Image_2021-04-14_at_18.01.27.jpeg

Cirurgiã-Dentista Jessa Alcobaça, do Serviço Odontológico da PRAEC confere o kit entregue a aluno

Durante a solenidade, dois estudantes estiverem presentes na sede da PRAEC, seguindo todas as medidas de segurança, para o recebimento do Kit. Representando os alunos, João Paulo Ferreira agradeceu em nome da turma, ressaltando a importância do momento e ação. Ele observou que os materiais são caros e que a UFPI, ao proporcionar esse auxílio, incentiva a permanência no curso. “Serve como uma forma de incentivo para ter um empenho maior e ter um cuidado com os equipamentos. Muitos alunos não têm a condição de adquirir esse material”, externa.

WhatsApp_Image_2021-04-14_at_16.45.42.jpeg

Vice-Reitor Viriato Campelo, com o aluno Elenilson

No exercicio da Reitoria, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo expressou que o dia de hoje é muito representativo para a Instituição, por conta dessa iniciativa. Emocionado, em sua fala, explicou que o aluno Elenilson da Silva veio do Maranhão para Teresina. “Isso para mim é muito bom. Nossa Universidade tem um Reitor muito humano, tem toda essa preocupação. Temos que continuar com um trabalho como este. Estamos aqui para prestar serviço e uma boa educação para os nossos alunos”, destaca.

WhatsApp_Image_2021-04-14_at_18.01.26.jpeg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

Partilhando do mesmo sentimento e compromisso, o Reitor Gildásio Guedes salienta que o resultado dessa ação é fruto de um trabalho conjunto. Segundo ele, apesar de todas as limitações impostas pela Pandemia, a UFPI está tentando viabilizar o retorno mais amplo às atividades do curso, o mais rápido possível, atendendo aos interesses dos docentes, no que diz respeito à biossegurança, e o desejo dos discentes, sobre a oferta das disciplinas, “Não tem sido fácil.  É o momento de recomeço. Apesar da pandemia, temos tentando colocar a graduação em andamento. Porém, estamos preocupados porque a Universidade perdeu R$ 21 milhões no seu orçamento comparado ao ano passado”, pondera.

Ao todo, 38 itens, incluindo o “motorzinho” do dentista, instrumentais de inox e articulador, integram os kits entregues em comodato aos alunos. Foram contemplados com o kit os discentes: Kaelison Azevedo de Araújo, Luís Felipe Campos Batista, Amanda Carvalho de Moraes, João Paulo Silva Ferreira, Elenilson Benigno da Silva, Ramon Cunha Silva, Maira Isabele Gomes da Costa, Andreia Moraes de Albuquerque, Flávia Silva de Sousa Lima e Diego Rodrigues de Sousa.

Entrega dos kits representa a permanência estudantil na Universidade

Desde 2011 a UFPI cedeu 134 kits e possui 64 deles em posse dos alunos, incluindo os que foram entregues nesta quarta (14). A ação faz parte de uma ação coletiva de apoio pedagógico, previsto no decreto 7.234, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil.

WhatsApp_Image_2021-04-14_at_16.45.41.jpeg

Coordenadora do Curso de Odonto, Professora Karla Rovaris, com o aluno João Paulo

Karla Rovaris, coordenadora do curso de Odontologia, participou do encontro. Feliz, ela destacou que foi sua primeira entrega desde que assumiu a função. Para el,a o momento é ímpar, já que há pouco era aluna em um Instituição pública, em outro estado. “Esse cuidado e carinho com os alunos não é algo corriqueiro em todas as instituições, então me sinto orgulhosa em estar participando desse momento”, pontua.

Mais do que equipamentos, essa assistência aos alunos representa a continuidade de sonhos. Na oportunidade, a Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, parabenizou todos que foram beneficados com o kit, reforçando a importância da política para afastar a evasão do curso . “Que façam excelente uso durante o tempo que permanecerem com os kits, porque a nossa função é dar subsídio para que tenham uma graduação da melhor forma possível e se tornem profissionais de excelência”, garante.

Também estiveram presentes na cerimônia as professoras Mara Jordana Costa, coordenadora de assistência comunitária da PRAEC; e as cirurgiãs-dentistas Jessa Machado e Thaís Dutra.