Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Formação de Professores é tema da abertura do I Colóquio Piauiense de Ensino de Ciências (COLPEC) na UFPI

Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 14h19

Começou na manhã desta quarta (14) a realização do I Colóquio Piauiense de Ensino de Ciências (COLPEC), com o tema “Formação de Professores de Ciências”. O evento ocorre em formato remoto e é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Ciências (NEsPEC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O NEsPEC possui o objetivo de promover estudos e pesquisas sobre Ensino de Ciências, com vistas à produção de conhecimento, a formação de professores e a inovação do ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

Abertura do I COLPEC

A palestra de abertura do evento teve transmissão ao vivo do canal UFPI TV no YouTube e foi proferida pelo Prof. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho e a Profa. Patrícia da Cunha Gonzaga, com mediação do Prof. Alexandre Leite dos Santos Silva. Além da palestra de abertura, o I COLPEC ofertará três minicursos e espaço para submissão e apresentação de trabalhos em formato de resumo expandido. A programação segue na tarde desta quarta (14) em salas virtuais. Visando atingir um público de licenciandos e professores da Educação Básica na área das Ciências, foram ofertadas 150 vagas e todas já foram preenchidas.

Prof. Alexandre Leite dos Santos Silva

O mediador da palestra e Prof. Alexandre Leite dos Santos Silva comentou sobre a importância do I COLPEC. “É um evento muito importante, porque representa muito para quem é da área de ensino de Ciências. A gente já sentia a carência desse tipo de evento no nosso estado e esperamos que essa atividade, pioneira, espero que seguidas de muitas outras, possa valorizar a produção acadêmica na área de ensino de Ciências no estado do Piauí.”

Prof. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

O Prof. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, doutor em Educação e Ensino de Ciências Naturais pela UFSC e professor titular aposentado da UFPI, comentou sobre a expansão do ensino de Ciências no Piauí ao longo dos anos. “Nos anos 80 nós tivemos algumas iniciativas sobre ensino de Ciências, em termos de eventos, alguma coisa. Mas, pelo que tenho percebido, estamos com quase duas décadas sem essas atividades de forma intensiva. Então, nesse momento em que a UFPI completa 50 anos, ver com o passar do tempo o crescente número de licenciaturas tanto em Teresina, como para dezenas espalhadas pelo Piauí. Também tivemos expansão de Mestrado e Doutorado, carecendo em determinado momento de algum na área de ensino de Ciências.”

Profa. Patrícia da Cunha Gonzaga

A Profa. Patrícia da Cunha Gonzaga, doutora em Educação pela UFPI e professora adjunta no curso de Ciências Biológicas da Universidade, falou sobre sua participação no Colóquio. “Gostaria de manifestar a minha alegria, minha satisfação, de estar participando do I Colóquio Piauiense de Ensino de Ciências. Organizado com o objetivo de promover a educação científica, a discussão em torno dela, na qual todos nós aqui presentes e quem está nos acompanhando, estamos sendo preparados e fomos preparados desde a nossa educação básica para ser um professor de Ciências. Mesmo enquanto estudantes, refletimos sobre toda a nossa trajetória, o que vivenciamos no aspecto científico coadunando o que somos hoje”, disse.

Coordenado pelo Prof. Gardner de Andrade Arrais,  cadastrado na PREXC/UFPI, o Colóquio faz parte do Projeto de Extensão "Transformando o Ensino de Ciências", coordenado pelo Prof. Alexandre Leite dos Santos Silva, que oferece para professores em exercício e licenciandos, da área de Ciências, ações de extensão ao longo dos anos de 2020 e 2021.

Confira mais informações acessando a página do evento: https://sites.google.com/view/colpec