Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza solenidade on-line de entrega de Kits Odontológicos a alunos

UFPI realiza solenidade on-line de entrega de Kits Odontológicos a alunos

Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 11h46

CAPA-YT-ENTREGA-KITS-ODONTOLOGICOS.png

A Universidade Federal do Piauí realiza nesta quarta (14) às 15 horas, pelo Canal da UFPI TV no YouTube, a solenidade on-line de entrega de 10 Kits Odontológicos a estudantes assistidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários ( PRAEC). Em 2021, a ação de entrega dos materiais completa 10 anos, auxiliando alunos de graduação do curso de Odontologia a ter acesso aos instrumentos de uso individual e necessário para realização de práticas laboratoriais e clínicas.

Ao todo, 38 itens, incluindo o “motorzinho” do dentista, instrumentais de inox e articulador, integram os kits entregues em comodato aos alunos. O Kit é repassado aos estudantes no início do 4º período e permanece com os alunos até o final do 9º período, quando, ao fim de 3 anos, os materiais precisam ser devolvidos à PRAEC.

Atualmente, a seleção dos alunos contemplados com o kit ocorre duas vezes ao ano, por meio de edital, lançado antes do início de cada período acadêmico. Os alunos inscritos passam por uma avaliação socioeconômica pela equipe de assistentes sociais da PRAEC, para selecionar aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que necessitam do auxílio do Kit Odontológico para permanecerem no curso de Odontologia. Além disso, os alunos contemplados têm o suporte tanto psicossocial e pedagógico da PRAEC durante todo o curso, realizando acompanhamentos semestrais.

A entrega a ser realizada nesta quarta (14) é referente ao Edital de seleção de 2020.1 que, em virtude da pandemia e da suspensão das aulas, não foi realizada ano passado. Desde 2011, a UFPI já cedeu 134 kits odontológicos e possui 64 kits em posse dos alunos (incluindo os que serão cedidos nesse semestre).