Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CIATEN lança livro “Linhas de Cuidados para Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doenças Negligenciadas”
Início do conteúdo da página

CIATEN lança livro “Linhas de Cuidados para Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doenças Negligenciadas”

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 16h19

WhatsApp_Image_2021-04-12_at_16.13.56.jpeg

O Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) realizou na tarde desta segunda-feira (12), às 14 horas o lançamento do livro "Linhas de Cuidados para Atenção Integral à Saúde de Pessoas com Doenças Negligenciadas".

As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda e vulneráveis, para as quais existem indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.

Durante o lançamento, Inácio Lima, membro do grupo de enfrentamento as doenças negligenciadas da SESAPI, explica que linha de cuidado é forma de  organizar o serviço de atendimento a população, definindo o fluxo a partir do menor município até o serviço de alta complexidade, garantindo assim um trabalho eficaz e de qualidade no atendimento a população.

livro_copy_copy_copy.jpg

O livro aborda os principais agravos que acometem o Piauí, como a tuberculose, hanseníase, calazar, leishmaniose tegumentar americana e doença de Chagas.

“O objetivo do livro é aprimorar a qualidade das políticas públicas para o controle desses agravos através da fundamentação em evidências científicas, da investigação das lacunas do conhecimento, da formação de mão de obra qualificada e, no futuro, da produção de fármacos e dispositivos biotecnológicos”, Inácio Lima.

Ivone Venâncio, membro do Núcleo Técnico do Centro de Inteligência do CIATEN descreveu sobre o capítulo Linha de cuidados às pessoas com tuberculose. “Nós trabalhamos os cinco componentes da doença: a parte preventiva, promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica do estado. Dentro destes componentes, nós trabalhamos a transversalidade em rede. A pesquisadora apontou ainda os desafios da tb no estado. Descentralizar a rede com entendimento e atendimento precoce em identificação de Tb em nível de território, para isso é necessário instrumentalizar os profissionais, apoio a logística laboratorial, tratar de forma precoce a tuberculose latente”.

Eliracema Alves, supervisora de hanseníase da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), explica que é fundamental a continuidade da atenção para o tratamento da hanseníase. “O propósito das linhas de cuidado às pessoas com Hanseníase era facilitar as vias de acesso à doença. Eu acredito que este livro digital, vamos assistir o paciente com o agravo negligenciado e que ele possa ter a oferta de atenção orientada, receba atendimento e ter a regularidade do tratamento para que ele possa lograr êxito no tratamento e a prevenção de complicações.

Para ter acesso ao livro clique aqui .

Fim do conteúdo da página