Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Biologia da UFPI realizam mutirão no município de Aroazes

Alunos de Biologia da UFPI realizam mutirão no município de Aroazes

Alunos da disciplina Limnologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI)  realizaram aulas práticas na represa Mesa de Pedra e no rio Sambito - ambientes lêntico e lótico, respectivamente - sob a orientação do Prof. Dr. Jeremias Pereira da Silva Filho, durante o período de 12 a 15 de setembro, em viagem ao município de Aroazes. Entre as atividades, os alunos realizaram mutirão para coleta de resíduos sólidos no Rio Sambito.

Alunos da disciplina Limnologia - UFPI/Teresina e o professor Dr. Jeremias Pereira após a coleta dos resíduos sólidos no Rio Sambito

A área sob a ponte que dá acesso à sede do município de Aroazes e suas imediações, no povoado Alegre, atrai nos finais de semana e feriados dezenas de banhistas de municípios vizinhos, como Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Pimenteiras. "Na localidade, existem dois bares que fornecem bebidas e refeições para os banhistas e, embora existam coletores de lixo, não é suficiente para evitar a grande poluição por resíduos sólidos que ocorre ali, como foi constatado pelos alunos da disciplina", explica o Prof. Jeremias Pereira.

O mutirão foi feito por 20 alunos turma de Limnologia, e segundo o coordenador da ação, Jeremias Pereira, "em apenas 30 minutos de coleta, pode-se obter cerca de 130 quilos de resíduos sólidos, encontrados dentro das águas do rio, nas margens e entre a mata ciliar". O material coletado era composto por garrafas de vidro, latinhas de cervejas e refrigerantes, garrafas pet, copos e pratos descartáveis e tampinhas de garrafas. Coletou-se também pneu velho, madeira, papelão, dentre outros.

Coletores de lixo encontrados durante a coleta e sacos cheios de resíduos coletados pelo grupo de estudantes.

Tempo de decomposição dos materiais

A decomposição da maioria dos materiais lançados nos corpos d'água requer muito tempo, como é o caso dos plásticos e metais - mais de 100 anos; filtros de cigarros - 5 anos; vidro - 1 milhão de anos; borracha - tempo indeterminado; pano - 6 meses a um ano; nylon - 30 anos, entre outros.

Diante da quantidade e diversidade de materias coletados durante o mutirão, constatou-se que os impactos causados ao rio e, consequentemente, a Represa Mesa de Pedra são de grande magnitude.

Atividades e iniciativas

Durante as atividades, observou-se também que apesar de existir alguns coletores, estes não estão dispostos de maneira correta e em quantidade suficiente para atender a demanda do lixo gerada, principalmente nos finais de semana. O grupo identificou a necessidade da fixação de cartazes educativos e de trabalho de educação ambiental junto aos banhistas objetivando atenuar os impactos ambientais maléficos causados ao corpo d'água, importante para o desenvolvimento da região.

Lavadeiras utilizando as águas do Rio Sambito para lavar roupas e para o banho.