Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições ao SISU 2021.1 na UFPI encerram nesta sexta (09/04)

Inscrições ao SISU 2021.1 na UFPI encerram nesta sexta (09/04)

Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 20h35

IMG_3719_1_1.png

Encerram nesta sexta (09/04) no site https://sisu.mec.gov.br/ as incrições ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para preenchimento na Universidade Federal do Piauí (UFPI) de 2888 vagas em 66 cursos de graduação presencial nos Campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. As inscrições iniciaram na terça (06). Para participar, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem Impresso ou Digital 2020, obtido nota superior a zero na prova de Redação, e não ter feito o teste como treineiro. Metade das vagas é reservada ao acesso de cotistas.

Edital de Seleção foi divulgado no dia 29 de março e traz todas as informações para ocupação das vagas via SISU do Primeiro Semestre de 2021. A distribuição detalhada das vagas por curso e campus está informada no Termo de Adesão, assinado em 12 de fevereiro de 2021, que traz ainda informações sobre turnos, semestre de ingresso, modalidades de concorrência, além de pesos e notas mínimas estabelecidas pela UFPI para cada curso e turno.

Exceto para os Curso de Letras-Libras e Artes, que também utilizam a nota do Enem, mas que possuem editais próprios lançados pela Copese, a UFPI distribui a totalidade das vagas de seus cursos via SISU, com entradas em ambos os semestres, não sendo permitido ao candidato escolher em qual semestre ingressar na Instituição. O chamamento dos aprovados será realizado por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência.

Cotas – Conforme determina a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas ofertadas via SISU, ou seja, 1444 vagas, são destinadas a candidatos que estudaram, pelo menos, todo o ensino médio na rede pública. A partir dessa condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência - desde que também tenham cursado todo o ensino médio em colégio público.

Análise para cotas preto, pardo ou indígena: Obrigatoriamente, candidatos autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas passarão por procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. O candidato que não atender aos procedimentos previstos será considerado desistente.

Análise para cota de pessoas com deficiência - O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência, sob responsabilidade de comissão supervisionada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI).

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do seletivo do SISU será publicado no dia 13 de abril.

Matrícula Institucional - A primeira fase da matrícula, para a submissão de documentos dos candidatos classificados, ocorre das 8 horas do 15 de abril até às 18 horas do dia 19/04 pelo site www.ufpi.br/matriculagraduacao.

Lista de Espera - As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/matriculagraduacao).

Confira o quadro de vagas SISU 2021.1

Confira o cronograma do SISU 2021. na UFPI.