Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do Ciclo de Palestras do SIBiUFPI destaca importância da pesquisa em base de dados na produção científica

Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 21h28

BB Geral

Nesta quarta-feira (24), foi iniciado o ciclo de palestras promovidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBiUFPI). Com o tema "Informação e pesquisa científica em rede', apresentado pelo bibliotecário Rigoberto Veloso, o encontro foi a oportunidade ideal para o compartilhamento de informações sobre os caminhos a serem adotados durante o processo de pesquisa em base de dados, trazendo elementos que facilitem essa importante etapa. Além disso, ainda foram abordados conceitos sobre informação, desinformação e feito um alerta à imprescindibilidade de recorrer a fontes seguras e verídicas.

Durante sua fala, Rigoberto apresentou algumas plataformas que auxiliam na pesquisa acadêmica. Entre as opções, destacou o Repositório Institucional da UFPI, que foi implantado em 2012 e tem armazenado as dissertações e teses dos pesquisadores. Ao acessar o site, é possível ver dados por campus, centros e conferir todas as pesquisas desenvolvidas. Para ele, essa base de dados contém conteúdos de alta confiabilidade.

rigoberto_evento.jpg

Bibliotecário Rigoberto Veloso durante apresentação de palestra

Frente à era digital, o bibliotecário ressaltou que a internet representa um importante mecanismo aliado à pesquisa. Dessa forma, um dos intuitos do momento foi apresentar os caminhos convencionais e alternativos para que os interessados acessem com eficiência as informações que necessitem em seus trabalhos. Como algumas dicas de pesquisa, ele relembrou que o primeiro passo é delimitar o tema. ˜Se tenho um muito amplo, provavelmente vou recuperar muita informação que não vai ser utilizada, gerando um trabalho mais demorado”, observa.

Portanto, como forma de otimizar o tempo, também é preciso definir os descritos (as palavras-chave na pesquisa) para recuperar essas informações na base de dados. Outro ponto é escolher os qualificadores, que vão estabelecer os aspectos e tipos de abordagem do assunto. Em seguida, se atentar aos limitadores de assuntos, que são palavras que especificam o tema.

Na ocasião,Rigoberto deu outras sugestões para pesquisas em base de dados, como: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que é um portal de produção cientifica; o Google Acadêmico, ferramenta gratuita (bastante conhecida) e a Revista Eletrônica da UFPI.

BB Revista

Revista Eletrônica da UFPI

A próxima rodada de palestras está marcada para o dia 30 de março, das 15h às 17h, com transmissão no Canal da UFPI no Youtube. O tema abordado será “Portal de Periódicos da Capes”.