Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROPESQ recebe visita de membro do CONEP para avaliação do Comitê de Ética

PROPESQ recebe visita de membro do CONEP para avaliação do Comitê de Ética

Na manhã desta segunda-feira (23), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu visita do Coordenador Adjunto da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), José Araújo Lima Filho, para submissão do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (CEP) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da UFPI à última avaliação de qualidade do setor. Na oportunidade, o coordenador vistoriou a estrutura física e as atividades desenvolvidas pelo corpo de docentes que compõe o Comitê de forma voluntária. O Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI é responsável pelo exame dos aspectos éticos das pesquisas desenvolvidas nesta Instituição que envolvem seres humanos com a missão de protegê-los, sob a coordenação da CONEP.

Durante reunião com os membros do CEP/UFPI, o Coordenador Adjunto da CONEP teceu elogios à evolução do Comitê desde a primeira visita que fez à Instituição. "Esta é a quarta vistoria que realizo no CEP/UFPI, a segunda em 2013, e esta será a última. O Comitê recebia reclamações dos estudantes - as quais ocasionaram esta série de avaliações -, mas hoje encontra-se alojado adequadamente e conta com equipe eficiente, apresentando potencial para receber boa classificação entre a rede de Comitês desta natureza no Brasil. A Reitoria da UFPI exerce papel louvável em sua evolução e continua afirmando o apoio ao setor e à preservação de sua independência", afirma José Araújo.

Antes de receber equipe de professores voluntários, CEP acumulava mais de 400 protocolos pendentes. Hoje reúne pouco mais que 90 protocolos a ser avaliados

Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho pontua modificações realizadas para revitalizar o Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI à configuração que apresenta atualmente, destacando que "o CEP/UFPI passou por melhorias, entre as quais: regularização do uso da Plataforma Brasil para registrar protocolos de pesquisa; disponibilização de novo espaço físico, linha telefônica e acesso à internet; e contratação de profissional para assumir o secretariado do Comitê. Além disso, estamos encaminhando ao CEPEX um novo regimento a fim de ampliar o número de membros do CEP para conferir maior agilidade aos seus serviços".

Ele acrescenta a importância do trabalho desenvolvido pelo comitê para viabilizar a concretização e divulgação de pesquisas que envolvem seres humanos. "Pesquisadores cuja linha de pesquisa envolva seres humanos são cobrados por publicações científicas, com frequência cada vez maior, para que apresentem aval do CEP/UFPI caso desejem divulgar seus trabalhos. Esta avaliação também é exigida no ato de solicitação de financiamento para realizar a pesquisa", exemplifica.

Comitê de Ética em Pesquisa Humana recebe novo espaço para funcionamento

Membro do CEP/UFPI e Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas desta Instituição, professora Adrianna Setúbal ressaltou o trabalho da equipe para otimizar o cumprimento da demanda de protocolos. "Realizamos trabalho de extrema responsabilidade, pois é preciso alcançar a essência da pesquisa para, então, avaliar seu caráter ético."