Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto Curso Diálogos locais, nacionais e internacionais sobre a pandemia em diferentes contextos

Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 22h26

Teve início nesta terça-feira (23), a 2ª edição do "Curso Diálogos locais, nacionais e internacionais sobre a pandemia em diferentes contextos". O Curso conta com uma agenda que envolve professores colaboradores dos continentes Europeu, Latino Americano, da América Central e Africano, uma vez que o curso integra as Atividades do Núcleo de Pesquisa Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas e do Grupo de Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas, CNPq, ambos sob a coordenação da professora Edna Maria Goulart Joazeiro, docente do Departamento de Serviço Social e Presidente da Comissão Especial de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas PPGPP/UFPI.

Na solenidade de abertura do ciclo de eventos, a Profa. Edna Joazeiro destacou o contexto que vivenciamos durante a pandemia. “Nós precisamos enfrentar com a seriedade de nosso tempo esse fato que é um fenômeno mais que histórico porque ele coloca em xeque, em modo de pensar da modernidade, em suspensão e em suspeição, certos paradigmas que privilegiam mercado e financeiro sobre a dimensão da materialidade da vida e da humanidade”, afirmou.

O curso terá 20 módulos a serem realizados entre o ano de 2021 a 2022. Trata-se de uma atividade que analisará a sociedade e o campo da saúde como um locus atravessado por múltiplas formas de poder, saber e de tecnologias que são construídas no decorrer da série histórica. Tem como objetivo específico possibilitar uma perspectiva crítica sobre a complexa situação vivida pelas populações em tempos de pandemia e seus impactos nos sistemas de saúde no Brasil e no mundo.

O evento foi marcado também pela realização da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas (PPGPP/UFPI), com a abordagem do tema "Direitos Humanos, Serviço Social e Educação: Cenários da Educação e da Escola Pós-Pandemia", com palestra do Prof. Cesar Nunes, docente da Faculdade de Educação da Unicamp; e da Profa. Edna Goulart, do PPGPP.

Prof. Cesar Nunes, ministrante da Aula Magna do PPGPP/UFPI

Entre os pontos abordados na palestra, o Prof. Cesar tratou sobre os sistemas públicos e privados de educação. “A gente precisa quebrar esse dualismo ontológico que prevalece sobre a escola e garantir o direito a estar na escola, a aprender na escola pela constituição. A educação como direito inalienável. E dentro da educação, universalizar o acesso à escola.”

O evento encerrou com a apresentação de “Bruyeres-Prelúdio n. 5 vol.2 de Debussy” pelo pianista Luciano Azevedo. Para assistir ao vídeo na íntegra clique aqui.