Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural do semestre marca programação da Semana do Calouro da Geografia 2020.2

Última atualização em Terça, 23 de Março de 2021, 17h01

A Coordenação do Curso de Geografia realizou na noite de ontem (22), por meio do canal do CAGEO/UFPI no YouTube, a aula inaugural, como parte da programação da Semana do Calouro da Geografia 2020.2 intitulada “O que é ser geógrafo: homenagens e desafios”. A aula foi proferida pelo Dr. Antonio José Teixeira Guerra, autor de diversos livros de Geografia Física e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação foi feita pela Dra. Iracilde Maria de Moura Fé Lima, também autora de diversos livros sobre Teresina e o Piauí, professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e docente aposentada da Coordenação do Curso de Graduação de Geografia/UFPI.

Imagem1._Png.png

A mesa de abertura contou com a presença da Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro; a Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia, Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana; o subcoordenador do Curso de Geografia, Prof. Doutorando Wesley Pinto Carneiro, e o presidente do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO/UFPI) Velando Marques da Silva, que realizaram a acolhida de estudantes ingressantes e veteranos.

Imagem2.png

Na sequência, a Dra. Iracilde Maria de Moura Fé Lima fez uma breve narrativa da história do Curso de Geografia na Universidade Federal e no Piauí. O Prof. Dr. Antonio José Teixeira Guerra proferiu a aula inaugural prestando homenagem aos grandes nomes da Geografia Brasileira, apresentou suas respectivas obras, um painel de fotografias, além de enfatizar sua experiência profissional na área da Geografia Física nas seguintes temáticas: erosão, análise ambiental, voçorocas, Geoturismo, geoconservação, dentre outras.

O Prof. Dr. AImagem3.pngntonio José Teixeira Guerra, entre os geógrafos apresentados durante a aula, homenageou a Profa. Dra. Iracilde Maria de Moura Fé Lima, que tem proporcionado estudos importantes para o desenvolvimento da Geografia do Piauí. Na continuação foi aberto um espaço para perguntas e respostas.

Imagem4.png

A Profa. Bartira Viana encerrou a aula com uma concisa apresentação da programação de eventos e cursos que serão realizados pela Coordenação do Curso de Geografia no período 2020.2, enfatizando as Atividades Curriculares de Extensão (ACE) cadastradas na PRECX/UFPI. Finalizou a aula inaugural com agradecimentos à direção do CCHL, ao subcoordenador do curso, aos membros do CAGEO/UFPI, aos monitores pela parceria nos eventos, todos os participantes, professores e estudantes da UFPI, e de diversas instituições do país que prestigiaram a aula inaugural.

Imagem5.png

Link da live no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=SSO3egyUFbY