Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG divulga Edital para Funcionamento Voluntário de Laboratórios de Pesquisa

PRPG divulga Edital para Funcionamento Voluntário de Laboratórios de Pesquisa

Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 10h43

Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e a continuidade das pesquisas essenciais desenvolvidas, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) divulgou o Edital para Funcionamento Voluntário dos Laboratórios de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. A medida vale para as atividades realizadas por docentes e/ou discentes da Pós-Graduação, não sendo permitido o envolvimento de alunos da graduação.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva, trata-se de um edital simplificado, de fluxo contínuo, que vai autorizar os laboratórios de pesquisa ligados à pós-graduação retornarem às atividades de forma voluntária, com prioridade para as atividades de pesquisa que utilizam experimentos com organismos vivos, cuja manutenção da suspensão acarretaria perda irreversível e prejuízo irreparável ao andamento do projeto, bem como os projetos que tenham vinculação ao combate à pandemia de covid-19. Os projetos em andamento da pós-graduação, definidos a partir de critérios estabelecidos internamente em cada PPG, também são considerados prioritários.

WhatsApp Image 2021 01 26 at 22.49.48 1

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva

“O funcionamento será em rodízio, mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 a 2 metros, com a capacidade do laboratório reduzida, sendo permitidos até 30%, com todos os cuidados de higiene e sanitários, uso de EPIs que devem ser solicitados pela coordenação do laboratório à Administração, pois o laboratório só voltará a funcionar após a chegada desses EPIs e a comprovação de que o pessoal está treinado para utilizar e fazer os procedimentos higiênicos e sanitários adequados de biossegurança. O edital já tem um Protocolo de Biossegurança que é geral, onde devem ser acrescentadas as especificidades de cada laboratório, se tiver”, explica.

Como solicitar a liberação de Laboratórios - As submissões deverão ser feitas pelo orientador (a), com anuência do Coordenador do Laboratório (s) de Pesquisa da Pós-Graduação à PRPG, que após essa etapa, encaminhará a demanda ao Comitê de Excepcionalidade, que, por sua vez, analisará o pedido e emitirá o parecer.

As propostas deverão ser encaminhadas à PRPG, via Processo eletrônico, com a documentação em um único arquivo em pdf, via protocolo geral da UFPI pelo e-mail . Não serão recebidas solicitações por outro meio, que não via processo eletrônico. Todos os pedidos deverão conter o Termo de Responsabilidade e a seguinte documentação: Formulário de inscrição; Termo de Responsabilidade Assinado pelo Proponente; Quadro com os dias e horários propostos para rodízio dos mestrandos e doutorandos; Declaração de conformidade do funcionamento com o Protocolo de Biossegurança Geral da UFPI e especificidades, caso possua.

“Estamos em um momento de pandemia, com uma grande transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2, então temos que ter muito cuidado. Frisamos mais uma vez que é um edital apenas para alunos da pós-graduação, para pesquisas que possuem um prazo determinado e que são essenciais, que precisam retornar suas análises nos laboratórios, com a responsabilidade do orientador, do pesquisador, e deixando claro que é voluntário, ou seja, volta quem quiser, o aluno que não quiser voltar neste momento, ele retornará apenas quando terminar a pandemia e funcionamento normalizar”, finaliza Regilda Saraiva.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail eletrônico ou pelo telefone (86) 3237- 1410.

Confira o edital aqui