Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG divulga Edital para Funcionamento Voluntário de Laboratórios de Pesquisa
Início do conteúdo da página

PRPG divulga Edital para Funcionamento Voluntário de Laboratórios de Pesquisa

Imprimir
Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 10h50

Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e a continuidade das pesquisas essenciais desenvolvidas, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) divulgou o Edital para Funcionamento Voluntário dos Laboratórios de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. A medida vale para as atividades realizadas por docentes e/ou discentes da Pós-Graduação, não sendo permitido o envolvimento de alunos da graduação.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva, trata-se de um edital simplificado, de fluxo contínuo, que vai autorizar os laboratórios de pesquisa ligados à pós-graduação retornarem às atividades de forma voluntária, com prioridade para as atividades de pesquisa que utilizam experimentos com organismos vivos, cuja manutenção da suspensão acarretaria perda irreversível e prejuízo irreparável ao andamento do projeto, bem como os projetos que tenham vinculação ao combate à pandemia de covid-19. Os projetos em andamento da pós-graduação, definidos a partir de critérios estabelecidos internamente em cada PPG, também são considerados prioritários.

WhatsApp Image 2021 01 26 at 22.49.48 1

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva

“O funcionamento será em rodízio, mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 a 2 metros, com a capacidade do laboratório reduzida, sendo permitidos até 30%, com todos os cuidados de higiene e sanitários, uso de EPIs que devem ser solicitados pela coordenação do laboratório à Administração, pois o laboratório só voltará a funcionar após a chegada desses EPIs e a comprovação de que o pessoal está treinado para utilizar e fazer os procedimentos higiênicos e sanitários adequados de biossegurança. O edital já tem um Protocolo de Biossegurança que é geral, onde devem ser acrescentadas as especificidades de cada laboratório, se tiver”, explica.

Como solicitar a liberação de Laboratórios - As submissões deverão ser feitas pelo orientador (a), com anuência do Coordenador do Laboratório (s) de Pesquisa da Pós-Graduação à PRPG, que após essa etapa, encaminhará a demanda ao Comitê de Excepcionalidade, que, por sua vez, analisará o pedido e emitirá o parecer.

As propostas deverão ser encaminhadas à PRPG, via Processo eletrônico, com a documentação em um único arquivo em pdf, via protocolo geral da UFPI pelo e-mail . Não serão recebidas solicitações por outro meio, que não via processo eletrônico. Todos os pedidos deverão conter o Termo de Responsabilidade e a seguinte documentação: Formulário de inscrição; Termo de Responsabilidade Assinado pelo Proponente; Quadro com os dias e horários propostos para rodízio dos mestrandos e doutorandos; Declaração de conformidade do funcionamento com o Protocolo de Biossegurança Geral da UFPI e especificidades, caso possua. 

“Estamos em um momento de pandemia, com uma grande transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2, então temos que ter muito cuidado. Frisamos mais uma vez que é um edital apenas para alunos da pós-graduação, para pesquisas que possuem um prazo determinado e que são essenciais, que precisam retornar suas análises nos laboratórios, com a responsabilidade do orientador, do pesquisador, e deixando claro que é voluntário, ou seja, volta quem quiser, o aluno que não quiser voltar neste momento, ele retornará apenas quando terminar a pandemia e funcionamento normalizar”, finaliza Regilda Saraiva.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail eletrônico ou pelo telefone (86) 3237- 1410.

Confira o edital aqui

Fim do conteúdo da página