Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI tem bolsistas para auxílio de alunos da Educação Especial

UFPI tem bolsistas para auxílio de alunos da Educação Especial

Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 19h17

O sonho da Francisca Ilma da Silva era fazer um curso superior. Em 2018, ela ingressou no curso de ciências sociais da Universidade Federal do Piauí, havia sido aprovada também em química, mas optou por ciências sociais. As limitações impostas pela paralisia cerebral atrasaram a realização desse sonho. “Entrei na escola com 17 anos e acabei meu ensino médio completo com 26 anos”, diz.

ilma.jpeg

Francisca Ilma ingressou na UFPI em 2018

Ilma já decidiu que quer ser pesquisadora e o objetivo é terminar o curso para iniciar as atividades. Para concluir o curso, ela conta com o suporte da Elanny Pereira da Silva, também estudante do curso de ciências sociais da UFPI. Elanny é auxiliar acadêmica selecionada no edital de seleção de auxiliares acadêmicos para estudantes público-alvo da educação especial - Bolsa de Inclusão Social (BINCS).

A Elanny auxilia a Ilma nas atividades do curso, como no acompanhamento do material de leitura proposto no plano de disciplina e na construção dos trabalhos coletivos e individuais, que exploram a parte da escrita e apresentação oral. “Nós duas conversamos sobre a nossa didática, falamos sobre a estrutura das provas e o sistema de notas. Os professores são os maiores aliados nesse momento, viabilizando didáticas que abarquem e aproveitem mais o conteúdo absorvido pela estudante, dessa forma, fazemos mais trabalhos em grupo, incentivamos a participação na aula e exposição de ideias, sempre entendendo que a estudante tem voz, vez e lugar”, frisa Elanny.

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_10.35.44_copy.jpeg

Os encontros das estudantes acontecem agora de forma virtual

Quando estavam no período de aulas presenciais, os encontros aconteciam na UFPI, agora, por conta do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, os encontros passaram a ser virtuais. “É muito importante a gente ter uma acompanhante. A Elanny me explica com calma, tira as dúvidas e faz revisão antes dos exames”, declara Ilma. A relação das duas é tão boa que a Elanny quer acompanhar a Ilma além da sua formação acadêmica. "Pretendo continuar incentivando a aluna, apoiando seus sonhos e viabilizando seus espaço na academia da maneira que posso", destaca.

Para a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Dilma Andrade, tanto o estudante auxiliar quanto o estudante público alvo da educação especial são beneficiados nesse processo. “É um caminho de mão dupla, porque reforça o conhecimento e facilita a aprendizagem. O estudante que está auxiliando academicamente terá uma experiência na formação que os outros não têm, isso é um diferencial imenso quando ele concluir o curso e ingressar na vida profissional”, destaca.

dilma.jpeg

Dilma Andrade,coordenadora do NAU

Atualmente, a UFPI tem 42 bolsistas prestando auxílio a estudantes público alvo da educação especial, a bolsa é um auxílio em pecúnia de valor correspondente a R$ 400,00 (quatrocentos reais). A Instituição está com editais abertos para a seleção de mais 15 bolsistas.

A ação integra o Programa Incluir e atende a Resolução Nº 49/2019- PRAEC/UFPI, com a finalidade de propiciar ao/à estudante de graduação presencial , em situação de vulnerabilidade social e econômica, a melhoria das condições de permanência na graduação, contribuindo para o desenvolvimento do desempenho acadêmico do estudante público-alvo da educação especial e agindo preventivamente nas situações de retenção e evasão.

Editais abertos

BINCS - O Edital nº 01/2021 – PRAEC/UFPI para a Bolsa de Inclusão Social (BINCS) está selecionando estudantes para auxiliarem academicamente outros estudantes que tenham deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual (cegueira/baixa visão), Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência psicossocial e deficiência múltipla.

O (a) auxiliar é indicado (a) pelo (a) estudante público-alvo da educação especial, com quem tenha afinidade e manifeste habilidades para assisti-lo (a) durante o curso. O (a) candidato à BINCS deve se enquadrar, prioritariamente, no critério vulnerabilidade socioeconômica (Renda até 1,5 salários mínimos per capita). Trata-se de um benefício excepcional e temporário criado para atender estudantes de graduação presencial da UFPI que, em virtude das ações de controle da pandemia de covid-19, estarão prestando suporte aos estudantes público-alvo da educação especial matriculados no período regular remoto 2020.2.

São 12 vagas para a BINCS: 08 para o Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), 02 para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), 01 para o Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus) e 01 para o Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano).

As inscrições estão abertas no no período de 15 de março a 30 de abril de 2021. Acesse aqui o edital completo.

BINCS-ES - Já o Edital Nº 02/2021 – PRAEC/UFPI para Bolsa de Inclusão Social para Estudantes Surdos (BINCS – ES) seleciona para prestar auxílio acadêmico a um estudante surdo da Instituição. Para concorrer à BINCS-ES, o (a) candidato (a) deve estar com matrícula ativa na UFPI e ter habilidades em LIBRAS. O (a) candidato à BINCS deve se enquadrar, prioritariamente, no critério vulnerabilidade socioeconômica (Renda até 1,5 salários mínimos per capita). A atuação do (a) auxiliar acadêmico com o (a) estudante surdo (a) poderá ser individual ou de grupo (modo remoto), conforme as demandas identificadas.

Para a BINCS-ES são três vagas: 01 para o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), 01 para o Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus) e 01 para o Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano).

As inscrições estão abertas no período de 15 de março a 30 de abril de 2021. Acesse aqui o edital completo.