Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UNA-SUS/UFPI encerra curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade no Maranhão

Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 09h10

evento lis

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI), em parceria com a capital de São Luís do Maranhão realizou na última sexta-feira a conclusão das apresentações para qualificar os profissionais de saúde e os trabalhos foram avaliados por três membros em cada comissão que ao todo constituíram cinco bancas.

O curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade teve início no dia 06 de março de 2020 com aula inaugural em São Luís. A oferta contou com 141 médicos ligados ao programa Mais Médicos.

A professora  Lis Cardoso Marinho Medeiros, Coordenadora Executiva da UNA-SUS/UFPI ressaltou a importância desse projeto. “A grande importância dessas defesas que aconteceram foi a capilaridade da nossa UNA-SUS atuando agora no estado do Maranhão, formando os médicos que atuam no estado e 15 médicos do Piauí, então os trabalhos de intervenção irão ajudar a melhorar a saúde da população do estado vizinho. Se o órgão financiador, Ministério da Saúde, autorizou a oferta em outra localidade significa a aprovação do nosso trabalho.”

O curso em modalidade à distância com carga horária de 450 horas/aula foi dividido em sete áreas didáticas mais a defesa dos TCCs e um projeto de intervenção, apesar de ter sido programado com três momentos presenciais, por conta da Pandemia da Covid-19 teve apenas um encontro presencial, a aula inaugural, e mesmo assim foi concluído com sucesso com as atividades e avaliações aplicadas por meio de plataforma virtual, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Para Rosimeire Ferreira dos Santos, professora e subcoordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade da UNA-SUS/UFPI  esse curso veio a acrescentar. “Essa nova oferta contemplou os médicos que foram enviados pelo Ministério da Saúde e onde a maioria dos médicos era do estado do Maranhão isso nos deixou muito feliz, pois foi um ponto positivo observado por nós acerca do trabalho desenvolvido pela UNA-SUS/UFPI que fez com que a secretária executiva observasse a qualidade do nosso trabalho a ponto de nos oferecer os médicos de outro estado”.

E a professora, Zulmira Lúcia Oliveira Monte Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade / UNASUS-UFPI complementa.

“Foi com grande satisfação que a UNASUS/UFPI, através do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), passou a coordenar este curso de especialização. O Curso propõe-se a promover uma integração e contribuição com os serviços de saúde, além de ser uma especialização comprometida com o SUS e com o Trabalhador do Sistema, objetivando ampliar a cobertura da atenção básica em saúde, ao aliar os princípios do SUS de integralidade, equidade, universalidade, descentralização, hierarquização, comando único e participação popular.”

As apresentações tiveram grande variedade de temas e os alunos demostraram apropriação dos conteúdos. Este curso tem como objetivo uma contribuição ao serviço de saúde e ampliar a cobertura da Atenção Básica.