Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias de Bom Jesus realiza Aula Inaugural do Mestrado e Doutorado

Última atualização em Sábado, 20 de Março de 2021, 11h26

O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da UFPI em Bom Jesus, realizou na sexta-feira (19), a Aula Inaugural dos Cursos de mestrado e doutorado. Estiveram presentes na abertura das atividades o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Regilda Saraiva; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Luiz Júnior; o Diretor do CPCE, Prof. Everaldo Moreira; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias,  Prof. Rafael Miranda, além de estudantes e convidados.

O vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato, na sua fala, reforçou o compromisso da Universidade para com a sociedade. “O nosso destino aqui é o desenvolvimento do Piauí. Nós temos compromisso com essa sociedade. Afinal de contas, é dela que saem os recursos para o nosso desempenho. Nós temos que trazer para a sociedade aquilo que ela nos proporciona.”

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Luiz Júnior, informou que a nova gestão da Universidade dará atenção especial à infraestrutura necessária para qualificar ainda mais o desempenho das pesquisas no Campus. “Nós queremos apresentar ao Reitor e buscar recursos para o levantamento de todos os nossos equipamentos que não podem mais ficar parados, obsoletos e sem funcionamento. Não tem como fazer boa pesquisa se não tivermos equipamentos e insumos com o correto funcionamento dos nossos laboratórios.”

A Profa. Regilda apresentou os programas de mestrados e doutorados existentes na UFPI e uma síntese dos principais indicadores da pós-graduação em 2020. Ela avaliou a quantidade de bolsas ofertadas e informou que será lançado um edital para financiar os projetos temáticos dos programas. “As bolsas são muito importantes, mas precisamos também do financiamento para os projetos, porque não adianta só dar a bolsa para o aluno e não ter como desenvolver os projetos.”

Segundo a Pró-Reitora, no total, foram ofertadas 401 bolsas Capes Programa Demanda Social em março deste ano. Sendo 282 para os programas de mestrado e 119 para os de doutorado. Entre as ações executadas pela PRPG, está o Programa de Bolsa para Comitê de Assessoramento da Pós-Graduação, Prêmio UFPI de Dissertação e Tese, Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PRPG/PROPESQI), Professor Visitante, Doutorando Sanduíche (CAPES), Programa de Missões e Programa de Monitorias.

A aula inaugural encerrou com a palestra intitulada “Caminhos e desafios para o estabelecimento de carreira no exterior”, apresentada pelo Dr. Wanderson Mendes, pesquisador no OpenGeoHub - Holanda.