Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra “Saúde Mental no ensino remoto” encerra Seminário de Docência Superior 2021

Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 19h34

Na tarde desta sexta-feira (19), aconteceu a palestra intitulada “Saúde Mental no ensino remoto”, ministrada pela Profa. Angeless Milka Pereira Meireles da Silva, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A palestra foi a última da edição 2021 do Seminário de Docência Superior da Universidade Federal do Piauí. A mediação foi feita pela Profa. Maria Rosália Ribeiro Brandim, do Centro de Ciência da Saúde (PREG/UFPI). O seminário foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de março, na modalidade online com transmissão ao vivo pelo canal da UFPI no Youtube.

A Profa. Maria Rosalia iniciou a vídeoconferência ressaltando a importância da discussão do tema da palestra. “É com grande alegria que nós estamos aqui abordando uma temática profundamente pertinente neste momento que todos estamos enfrentando, nas diversas formas, seja no âmbito pessoal, familiar e principalmente dentro do ambiente profissional, que hoje já está mesclado juntamente com o nosso ambiente domiciliar”, disse.

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_19.06.14_2.jpeg

Profa. Maria Rosália Ribeiro Brandim

A exposição do tema foi iniciada com a apresentação do conceito de saúde mental, visto com uma visão holística. Em seguida, a palestrante, Profa Milka Meireles, iniciou a apresentação de questionamentos para incitar a reflexão do público do evento. As reflexões buscavam compreender os desafios que o ensino remoto emergencial trouxe, sobretudo, no que diz respeito à saúde mental dos discentes e docentes nesse processo.

O momento de pandemia pelo qual o mundo passa atualmente também foi ressaltado durante a exposição do tema. Ao abordar os fatores que interferem no ensino remoto e na saúde mental, a palestrante destacou o distanciamento social, o trabalho remoto, a perda de fonte de renda, a crise política, as fake news e más notícias, além das dificuldades de vivência do luto e o risco de contaminação e morte. Esses fatores foram elencados como os principais obstáculos que podem ser enfrentados pelos docentes e discentes na conciliação de saúde mental com ensino remoto.

Para a  Profa. Milka Meireles, nesse momento, é preciso compreender o ensino remoto, lembrando de todo o contexto que nos cerca. “E necessário muito equilíbrio emocional para nós professores levarmos a cabo processos educativos e vivenciarmos diariamente o processo de luto por parte dos nossos alunos, colegas, familiares e amigos. Nós precisamos entender e não perder a sensibilidade para que a vivência do luto não seja banalizada”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_19.06.14_1.jpeg

Profa. Angeless Milka Pereira Meireles da Silva

Ao discutir os desafios preliminares impostos pelo ensino remoto, a Professora palestrante coloca como principal dificuldade o ajuste do ensino que foi pensado para a presencialidade e passou a ser visualizado de maneira remota, buscando não comprometer a qualidade da formação dos alunos.

A exposição do tema foi concluída com as possíveis reflexões que os docentes devem atentar-se sobre o tema saúde mental e ensino remoto. “A saúde mental deve ser promovida por todos os âmbitos de maneira colaborativa não só por profissionais especializados na saúde mental. Essa saúde mental tem que ter o apoio dos profissionais especializados, obviamente, mas nós também, como coletivo, também precisamos construir isso diante dos processos educativos” finaliza Profa. Milka.

O seminário foi encerrado com as falas da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes e da Coordenadora de Administração Acadêmica Complementar, Rosa Lina Gomes do Nascimento, que agradeceram a todos os colaboradores que atuaram para que o evento fosse realizado.

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_19.06.14.jpeg

Captura de Tela do encerramento do Seminário de Docência Superior

A Profa. Ana Beatriz ainda destacou a qualidade do conteúdo apresentado durante o seminário. “Nós tivemos brilhantes palestras, foi um momento muito proveitoso para os docentes da nossa UFPI, principalmente aqueles que estão iniciando. Nossas reflexões são muitas e todas as palestras nos enriqueceram bastante”, disse a Pró-Reitora.

Além dos agradecimento, a Profa. Rosa Lina comemorou o recorde de inscritos nessa edição do seminário. “Nós temos nesse momento especificamente de docentes da UFPI inscritos no sigaa, 297 inscritos... então é um recorde. No último seminário nós tínhamos 32 pessoas inscritas”, exclamou.

As palestras da edição 2021 do Seminário de Docência Superior estão disponíveis no canal da UFPI no Youtube.