Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI reforça o atendimento psicológico para recepção de estudantes

UFPI reforça o atendimento psicológico para recepção de estudantes

Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 13h07

unnamed20200327101111.png

Para receber os estudantes que iniciam um novo período na graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nessa segunda-feira (22), com aulas remotas, o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) vai ampliar suas ações.

Estão programadas atividades virtuais por meio da página oficial no Instagram (@sapsiufpi), como dicas de leitura, lives e publicação de vídeos curtos e textos com temas relacionados à saúde mental da comunidade acadêmica. “A confecção e divulgação de cartilha informativa atualizada sobre o serviço é outra meta para esse ano, uma vez que com a cartilha os estudantes poderão compreender melhor a forma de atuação da equipe, os objetivos do serviço e o passo-a- passo para solicitar o apoio psicológico”, informou o psicólogo Kleyson Matos, da equipe do SAPSI.

O SAPSI é vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e desenvolve ações de promoção à saúde mental da comunidade universitária, intervindo nos problemas psicossociais e psicoeducacionais que interferem na permanência e no desempenho acadêmico.

2_dia_JICCS-13.jpg

Psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves Leal, responsável pelo SAPSI

Atuam no serviço quatro psicólogos em Teresina, uma psicóloga em Floriano e uma psicóloga em Bom Jesus. O Núcleo de Acessibilidade da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, tem mais uma psicóloga para o atendimento de estudantes que são público-alvo da educação especial (estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação).

Como solicitar atendimento

No cenário da pandemia, o SAPSI vem desenvolvendo atividades remotas, como aconselhamento psicológico on-line, webconferências e publicações sistemáticas no Instagram do Serviço.

“O aconselhamento psicológico online é destinado aos estudantes da universidade, sobretudo, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social vinculados aos programas de assistência estudantil”, explicou o responsável pelo SAPSI, Carlos Eduardo.

Em Teresina, para ter acesso ao serviço, o interessado deve entrar em contato com o e-mail , informando o nome completo e matrícula. Nos campi fora de sede, os estudantes devem entrar em contato com o Núcleo de Assistência Estudantil. O e-mail do NAE Floriano é , e do NAE Bom Jesus é .

O atendimento on-line ocorre por chat de mensagem, áudio-chamada ou vídeo-chamada. Os estudantes têm direito a até quatro sessões, com duração de 50 minutos cada.

SAPSI em 2020

No ano passado, o apoio psicológico da UFPI atendeu 975 estudantes, considerando todos os campi. Diante da pandemia, as principais queixas atendidas têm sido: 1) preocupação com a possibilidade de ser infectado; 2) episódios de ansiedade; 3) conflitos familiares; 4) problemas relacionados à organização de estudos e definição de objetivos no contexto das atividades acadêmicas remotas; e 5) preocupação quanto ao futuro profissional.

Além do aconselhamento psicológico on-line, outras atividades foram desenvolvidas no ano de 2020. Pelo Google Meet, o SAPSI do Campus Ministro Petrônio Portella realizou três webconferências: “Diálogos sobre Saúde Mental em Tempos de Crise”, “Luto Simbólico e Real no Cenário da Pandemia” e “Racismo em Tempos de Pandemia”.

Os psicólogos da universidade também participaram da comissão organizadora do “Webnário Requintar”, evento institucional que integra a campanha de sensibilização sobre a temática do suicídio, realizada no mês de setembro.

Em novembro, os psicólogos participaram da comissão organizadora e realizaram um minicurso no VII Seminário de Assistência Estudantil da UFPI. Atividades pontuais também foram desenvolvidas em parceria com as coordenações de cursos.