Para receber os estudantes que iniciam um novo período na graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nessa segunda-feira (22), com aulas remotas, o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) vai ampliar suas ações.
Estão programadas atividades virtuais por meio da página oficial no Instagram (@sapsiufpi), como dicas de leitura, lives e publicação de vídeos curtos e textos com temas relacionados à saúde mental da comunidade acadêmica. “A confecção e divulgação de cartilha informativa atualizada sobre o serviço é outra meta para esse ano, uma vez que com a cartilha os estudantes poderão compreender melhor a forma de atuação da equipe, os objetivos do serviço e o passo-a- passo para solicitar o apoio psicológico”, informou o psicólogo Kleyson Matos, da equipe do SAPSI.
O SAPSI é vinculado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e desenvolve ações de promoção à saúde mental da comunidade universitária, intervindo nos problemas psicossociais e psicoeducacionais que interferem na permanência e no desempenho acadêmico.
Psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves Leal, responsável pelo SAPSI
Atuam no serviço quatro psicólogos em Teresina, uma psicóloga em Floriano e uma psicóloga em Bom Jesus. O Núcleo de Acessibilidade da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, tem mais uma psicóloga para o atendimento de estudantes que são público-alvo da educação especial (estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação).
Como solicitar atendimento
No cenário da pandemia, o SAPSI vem desenvolvendo atividades remotas, como aconselhamento psicológico on-line, webconferências e publicações sistemáticas no Instagram do Serviço.
“O aconselhamento psicológico online é destinado aos estudantes da universidade, sobretudo, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social vinculados aos programas de assistência estudantil”, explicou o responsável pelo SAPSI, Carlos Eduardo.
Em Teresina, para ter acesso ao serviço, o interessado deve entrar em contato com o e-mail
O atendimento on-line ocorre por chat de mensagem, áudio-chamada ou vídeo-chamada. Os estudantes têm direito a até quatro sessões, com duração de 50 minutos cada.
SAPSI em 2020
No ano passado, o apoio psicológico da UFPI atendeu 975 estudantes, considerando todos os campi. Diante da pandemia, as principais queixas atendidas têm sido: 1) preocupação com a possibilidade de ser infectado; 2) episódios de ansiedade; 3) conflitos familiares; 4) problemas relacionados à organização de estudos e definição de objetivos no contexto das atividades acadêmicas remotas; e 5) preocupação quanto ao futuro profissional.
Além do aconselhamento psicológico on-line, outras atividades foram desenvolvidas no ano de 2020. Pelo Google Meet, o SAPSI do Campus Ministro Petrônio Portella realizou três webconferências: “Diálogos sobre Saúde Mental em Tempos de Crise”, “Luto Simbólico e Real no Cenário da Pandemia” e “Racismo em Tempos de Pandemia”.
Os psicólogos da universidade também participaram da comissão organizadora do “Webnário Requintar”, evento institucional que integra a campanha de sensibilização sobre a temática do suicídio, realizada no mês de setembro.
Em novembro, os psicólogos participaram da comissão organizadora e realizaram um minicurso no VII Seminário de Assistência Estudantil da UFPI. Atividades pontuais também foram desenvolvidas em parceria com as coordenações de cursos.