Para marcar o início do período letivo, alunos dos Colégios Técnicos da UFPI de Bom Jesus, Floriano e Teresina foram recepcionados com uma programação online especial. É o Seminário Integrador - Acolhida aos estudantes para o semestre letivo 2021.1, que foi realizado na tarde desta quinta (18). A atividade foi organizada pelos profissionais da Assistência Estudantil dos Colégios. O vídeo da transmissão está disponível no Canal Assistência Estudantil em Ação no YouTube.
A abertura do evento contou com as participações do Reitor de UFPI, Gildásio Guedes; da Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virginia Muniz; do Representante do Colégio Técnico de Bom Jesus, Maurício Ribeiro; do Diretor do Colégio Tecnico de Floriano, Ricardo de Castro; e do Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Francisco Mousinho.
Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes lembrou que o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico teve atuação pioneira na Universidade no contexto da pandemia, sendo o primeiro a ofertar aulas remotas para os alunos, ainda no primeiro semestre de 2020.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
“ O EBTT como um todo eu tenho julgado como o que tem mais experiência na UFPI, porque já acumula praticamente 2 semestres remotos. Os diretores tiveram a coragem de colocar seus docentes para se apropriarem das tecnológicas de informação e comunicação para que pudessem viabilizar o ensino remoto” , destacou Guedes, ao desejar boas-vindas a estudantes, técnicos e docentes no início do novo semestre.
Virginia Tamara Muniz, Superintendente do EBTT da UFPI
A Professora Virginia Tamara Muniz, Superintendente do EBTT, levou uma mensagem especial de acolhimento a todos, desejando a conquista de objetivos. “É tempo de reforçarmos os nossos conhecimentos para seguirmos evoluindo, com a certeza de seguimos caminhando juntos em mais um ano. Agradeço a dedicação de servidores e docentes dos três colégios pelo esforço em manter o alto nível da formação de nossos queridos alunos”, disse.
Além das falas de profissionais da equipe organizadora e de representantes e diretores dos Colégios Técnicos, o evento contou com a palestra "Educação em Tempos de Pandemia: Realidade e Desafios", com o professor e palestrante Jex Xavier e mediação do professor Jossivaldo Pacheco, do Colégio Técnico de Teresina (CTT).
Antes da palestra, o mediador da atividade, Prof. Pacheco, exibiu um vídeo com depoimentos de alunos da EBTT, em que eles destacaram os desafios no primeiro ano do ensino remoto na pandemia e como se mantiveram motivados para realizar as atividades sem aulas presenciais.
Aluna do Colégio Técnico de Floriano em depoimento ao evento
Professor Pacheco, do Colégio Técnico de Teresina
“Os depoimentos dos alunos mostram a força de vontade que fizeram para seguir com foco nos estudos. Com os professores não foi diferente, também houve desafios. Graças às formações que recebemos do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), muitos professores se desdobraram para aprender e fazer uso das novas tecnologias”, afirmou.
O Professor Jex destacou em sua palestra que o cenário da pandemia e do ensino remoto também pode trazer novas oportunidades no futuro, com pessoas mais fluentes no uso de ferramentas digitais, mais capacitadas a lidar com a administração do tempo e estabelecer prioridades na rotina, habilidades essenciais para fortalecer a atuação profissional.
“Embora estejamos vivendo esse momento, que não é fácil, seja professor, seja aluno, vocês estão construindo hábitos que terão consequências positivas mais adiante”, pontuou.
Encerrando o evento, o Psicólogo Leandro Lopes destacou a importância da consolidação do trabalho integrado da Assistência Estudantil dos Colégios para aperfeiçoar o acolhimento ao aluno EBTT.
“A participação de tantas pessoas nesse evento é pra nós também o reconhecimento da importância da atuação da assistência estudantil dentro das escolas EBTTs. Estamos abrindo um canal ( no YouTube) que está à disposição dos estudantes para sugerirem temas que possamos abordar durante o ano”, disse.