Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório de Enfermagem é inaugurado no Campus de Floriano

Laboratório de Enfermagem é inaugurado no Campus de Floriano

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, inaugurou, como parte das atividades da Reitoria Itinerante no Campus Amílcar Sobral, em Floriano, os laboratórios de simulação e Enfermagem. Os laboratórios inaugurados servem para professores e estudantes otimizarem a formação técnico/científica por meio de cenários clínicos de simulação realística.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes inaugura laboratórios de Enfermagem

Segundo o Reitor Arimatéia, "é sempre um prazer imenso em Floriano, usufruir de toda a hospitalidade peculiar dos que fazem este campus. É muito gratificante para o gestor trabalhar junto com uma equipe competente como a de Floriano, e ver todo o investimento que foi feito tendo um retorno. Esses laboratórios de simulação de Enfermagem são mais uma ação nossa em prol do crescimento da UFPI. Estamos trabalhando no sentido de montar laboratórios específicos para cada curso".

O Reitor destacou a importância da prática de uma gestão compartilhada: "Se vocês tiverem oportunidade de rever a carta-programa apresentada ainda durante a campanha, observarão que todos os itens lá citados estão sendo cumpridos, começando pela forma de gestão, uma gestão compartilhada, democrática, com a reitoria itinerante indo até os professores, os servidores, os estudantes para ouvir as reais demandas e poder atendê-las. Nós temos uma limitação orçamentaria, mas nós estamos priorizando, como falamos, a consolidação dos cursos criados, com a implantação de laboratórios, como este de Enfermagem".

Ressaltou, ainda, a contribuição do laboratório de Enfermagem na formação dos futuros profissionais da área. "Tenho certeza que esse laboratório vai melhorar muito a formação de vocês e contribuir para uma qualificação diferenciada", pontuou.

De acordo a Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa, coordenadora do curso de Enfermagem de Floriano, "os laboratórios de simulação realística são todos baseados em cenários clínicos de acordo a prática que o aluno vivencia na tentativa de aproximá-lo da realidade possível das intuições de serviço de saúde na qual ele vai adentrar durante a sua graduação em Enfermagem. Esses laboratórios aprimoram o perfil técnico desse aluno, com conhecimento cientifico para que ele possa ir para o campo prático (com ser humano) cometendo menos erros e infrações".