Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor de Universidade de Portugal palestra sobre "ensino remoto no contexto da pandemia" na programação do Seminário de Docência Superior da UFPI

Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 12h20

geral_palestra_diogo.png

Foi aberta na manhã desta quinta (18) a programação do segundo dia de atividades do Seminário 2021 de Docência Superior da UFPI. O Professor Diogo Casanova, docente associado e vice-reitor da Universidade Aberta de Portugal, única universidade pública a distância do País, ministrou a palestra "Ensino Remoto durante a pandemia" e apresentou reflexões sobre ensino, aprendizagem e avaliação online no contexto da pandemia.

A atividade teve mediação do Prof. Leomá Albuquerque Matos, Diretor de Administração Acadêmica  e docente do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). O vídeo da transmissão pode ser conferido no Canal da UFPI TV no YouTube.

reitor_so.png

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Presente à palestra, o Reitor Gildásio Guedes enfatizou a importância da discussão do tema para qualificar o fazer docente em tempos de ensino emergencial remoto. “Desejo a todos uma boa palestra, boa discussão e bons resultados a partir dos tópicos abordados na palestra. Portugal também está com essa realidade do ensino remoto em todos os níveis, e compartilhar essas experiências só tem a nos enriquecer”.

diogo_valendo.png

Palestrante Diogo Casanova, docente da Universidade Aberta de Portugal

Casanova abriu a palestra apresentando a evolução das mudanças e dificuldades que a pandemia apresentou a professores, gestores e alunos de escolas e Universidades de Portugal, com instituições de ensino fechadas a maior parte do ano de 2020, e o esforço dos docentes para se adaptar em curtíssimo prazo à oferta do ensino digital.

“A grande maioria dos docentes das Universidades estava centrada no ensino presencial, na sala de aula convencional e na utilização do computador basicamente para apresentar powerpoint. Com a pandemia, de repente, os professores passaram a lidar com a emergência de usar um conjunto de ferramentas digitais, que há pouco apenas alguns utilizavam, como ferramentas de videoconferência, de avaliação online, e de fórum de discussão”, acrescenta.

tela_apresentação_diogo.png

Outro destaque da apresentação foi enfatizar a necessidade de ampliar capacidades pedagógicas dos docentes para o novo momento da pandemia; maior desenvolvimento de competências tecnológicas; e a prática de um olhar diferenciado a partir da compreensão da realidade particular dos alunos, com desafios de inclusão digital, social e econômica, explicou Casa Nova.

Ao fim da exposição, Casanova reforçou a importância de fortalecer as estratégias de comunicação com os estudantes, para levar “o senso de presença” o mais próximo possível do ensino presencial.

“O professor precisa monitorar a assistência do estudante, definir expectativas em relação à participação em atividades e ao acesso às plataformas, estar atento ao uso demasiado da linguagem acadêmica – que às vezes os alunos não compreendem, e buscar constantemente envolver o aluno no contexto das discussões”, explica Diogo Casanova, ao complementar que o fazer docente também pode se beneficiar da troca de experiências entre profissionais.

"A pandemia vai acabar. Mas o ensino digital veio para ficar”, arrematou Casanova.

Ao fim da exposição do palestrante, o mediador da palestra, Prof. Leomá Matos, leu comentários do chat e abriu espaço para perguntas.

“ Quero agradecer muito a exposição do Prof. Diogo Casanova e as manifestações de todos em nosso chat. Cada um de nós está lidando da melhor forma possível com toda essa situação que envolve a educação do ponto de vista do ensino superior no contexto da pandemia”, finalizou.

A programação do Seminário continua na tarde desta quinta, confira as atividades:

Dia 18/03/2021 - Quinta-feira

14h às 16h30

PALESTRA 4 - "Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas - SIGAA e suas funcionalidades". Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI. Mediador: Prof. Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

16h30 às 18h

PALESTRA 5 – "Avaliação da Aprendizagem – Avaliação Virtual SIGAA". Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediador: Prof Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.