Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da Universidade Federal de Uberlândia ministra Aula Inaugural do período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CCE

Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 09h20

WhatsApp_Image_2021-03-19_at_08.40.25.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências da Educação e da Coordenação do Curso de Pedagogia, convida todos os discentes (veteranos e calouros) e docentes do Curso de Pedagogia para a Aula Inaugural do Período Letivo 2020.2, com o tema “A Pedagogia e a aprendizagem para o desenvolvimento: um olhar para o conteúdo formativo nas teorias pedagógicas”. O momento será mediado pela Profa. Eliana Alencar (UFPI) e a aula será ministrada pela Profa. Dra. Andrea Maturano Longarezi, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A aula acontecerá no próximo dia 22/03/2021, às 18h30, com duração de 1 (uma) hora, com transmissão pelo YouTube; o link está disponível AQUI.

A programação terá como organizadores o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), o Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), o Centro Acadêmico da Pedagogia (CA) e a Associação Acadêmica de Pedagogia.

Sobre a Profa. Andrea Maturano:

A profa. Andrea Maturano é Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; Mestra em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Federal de São Carlos e Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita”. Tem experiências na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando como membro do corpo permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação dessa Instituição.

Sobre a Profa. Eliana Alencar:

É professora adjunta do Curso de Pedagogia/UFPI/CCE/DMTE. Possui Doutorado em Educação pela UFPI. Também é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI (PPGEd). Procuradora Institucional (PI) da UFPI. Coordenadora de Avaliação e Estatística da UFPI. Vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Histórico Criticas em Educação e Formação Humana (NEPSH), vinculado ao PPGEd. Desenvolve estudos e pesquisas em educação a partir do Materialismo Histórico Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica, envolvendo as seguintes temáticas: prática educativa e transformação social, formação de professores, trabalho docente e subjetividade; educação, pobreza e desigualdade social.