Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra aborda "Planejamento da ação docente em tempos de pandemia" no Seminário de Docência Superior 2021

Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 21h49

O Seminário de Docência Superior 2021 da Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve continuidade na tarde desta quarta (17) com a palestra "Planejamento da ação docente em tempos de pandemia". A exposição do tema contou com a Professora Livia Fernanda Nery da Silva, diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI); a Professora Nádia Cataryna Nogueira e Silva, colaboradora do CEAD/UFPI e mediação da Professora Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitoria de Graduação da UFPI, e docente do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI).

Abrindo a atividade, a Pró-Reitora Ana Beatriz ressaltou a dedicação do corpo docente em promever estratégias de ensino não-presencial para garantir a continuidade das atividades curriculares. “Os nossos professores e professoras estão elaborando e ministrando aulas diárias de forma síncrona e assíncrona, preparando atividades diversificadas e avaliações a fim de manter o contato por nossos alunos e dar continuidade ao processo educacional.”, disse.

A Profa. Livia Fernanda Nery da Silva destacou em sua exposição a estratégia da “sala de aula invertida”, uma prática já aplicada na década de 1990, que busca otimizar o tempo da aula, potencializando o aprendizado. Nesta experiência, o aluno tem atividades antes, durante e depois da aula.

“O importante é que na construção desse planejamento de aula, nós lembremos que precisamos sempre pontuar as habilidades que esses alunos precisam desenvolver, o que eles vão fazer na prática com aquilo que foi ensinado e também a verificação das metas atingidas pelos nossos alunos.”,

Já a Profa. Vanessa Gadêlha expôs sobre a ferramento do podcast como proposta pedagógica. Entre os benefícios da proposta, a professora cita a praticidade de ouvir o conteúdo onde estiver, como também, o incentivo à participação de todos

"A gente tem certas situações, em que o aluno não gosta de falar em público, não gosta de apresentar seminários porque tem vergonha, então o podcast é uma nova maneira tanto pro professor quanto pro aluno, gravar episódios, um aula, ou trabalho e apresentar para outras pessoas fazerem o download ou utilizar em sala de aula", apontou Vanessa, que ainda detalhou o passo a passo para gravar um podcast desde a elaboração do roteiro até a publicação e o compartilhamento do áudio.

O Seminário de Docência Superior da UFPI segue até sexta-feira (19) e pode ser acompanhado por qualquer pessoa no canal do Youtube Ufpi TV.

Confira a programação do evento nesta quinta (18) e sexta (19):

Dia 18/03/2021 - Quinta-feira

09h às 11h30

PALESTRA 3 – “Ensino Remoto, durante a pandemia". Prof. Dr. Diogo Gonzales Casa Nova (Universidade Aberta - Portugal). Mediador: Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI.

14h às 16h30

PALESTRA 4 - "Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas - SIGAA e suas funcionalidades". Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos - Centro de Educação Aberta e a Distância/PREG/UFPI. Mediador: Prof. Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

16h30 às 18h

PALESTRA 5 – "Avaliação da Aprendizagem – Avaliação Virtual SIGAA". Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Mediador: Prof Dr. Cledinaldo Borges Leal - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

Dia 19/03/2021 - Sexta-feira

09h às 11h30

PALESTRA  6 – "Metodologias Ativas". Prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno – Universidade Federal do Ceará (UFC). Mediadora: Profa. Dra. Livia Fernanda Nery da Silva - Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI.

15h às 17h

PALESTRA 7 - "Saúde mental e ensino remoto". Profa. Dra Algeless Milka Pereira Meireles da Silva – Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Mediadora: Profa Dra. Maria Rosalia Ribeiro Brandim – Centro de Ciências da Saúde/PREG/UFPI.

17h às 18h