Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da Câmara Técnica de Ensino realizada pela FIOCRUZ

UFPI participa da Câmara Técnica de Ensino realizada pela FIOCRUZ

A Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, e a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, participaram nos dias 17 e 18 de setembro da Câmara Técnica de Ensino, com o tema "Política de Acesso Livre ao Conhecimento", na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo principal a política de alinhamento ao Movimento Internacional de Acesso Aberto ao Conhecimento Científico, intencionando, ainda, aumentar o impacto dos resultados das pesquisas realizadas na instituição, por meio da maximização do acesso e do uso de sua produção.

Abertura da Câmara Técnica de Ensino, Informação e Comunicação - FIOCRUZ

A abertura do evento contou com a participação do Presidente da Fiocruz, Dr. Paulo Gadelha; da Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Dr.ª Nísia Trindade Lima; do Vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência, Dr. Rodrigo Stabeli, além dos demais representantes de Unidades FIOCRUZ de outros estados.

Na fala de abertura, tanto o Presidente quanto a Vice-presidente da FIOCRUZ fizeram uma menção especial à UFPI, destacando a presença da Vice-Reitora no evento, professora Dra. Nadir Nogueira, que vem coordenando na Universidade o processo de instalação da Unidade FIOCRUZ- Piauí.

Nadir Nogueira, Nísia Trindade e Cristina Guilam

Durante o evento, foram tratados, ainda, os seguintes temas: Destaques da Política de Acesso Livre ao Conhecimento, Acesso Livre e Direitos de Autor.

O segundo momento foi marcado pela reunião das Câmaras Técnicas de Ensino, Informação e Comunicação e subcâmara stricto sensu, que, entre informes e esclarecimentos, trataram sobre Projetos de Ensino e Informação e Comunicação; Desenvolvimento do novo sistema de gestão acadêmica; Campus Virtual Fiocruz; Observatório "A FIOCRUZ na Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico" e Apresentação das métricas do portal Fiocruz.

Câmara Técnica de Ensino, Informação e Comunicação

Para a Professora Nadir Nogueira, "o evento foi uma oportunidade para conhecer e discutir, sob o aspecto da gestão, a política de acesso aberto ao conhecimento e as estratégias que a FIOCRUZ pretende implementar, como parte integrante da política de informação e comunicação da instituição. Considerando que a Unidade FIOCRUZ-Piauí já se concretizou, com a abertura dos cursos de mestrado em Teresina, o entendimento da administração superior da UFPI é de estarmos presentes nas discussões relacionadas ao modelo de gestão proposto, a fim de implementação local e adequação às demandas do nosso estado."