Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI intensifica sanitização de espaços

UFPI intensifica sanitização de espaços

Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 21h50

Manter espaços higienizados e com sanitização em dia é uma preocupação constante na Universidade Federal do Piaui (UFPI). A pandemia ampliou a necessidade de limpeza redobrada de espaços e objetos para dar mais segurança às pessoas que frequentam a Universidade, ainda que esse público seja bastante reduzido, desde a suspensão das atividades presenciais não essenciais e com setores administrativos funcionando em revezamento.

Realizado pela Prefeitura Universitária, o serviço de satinização foi intensificado nas últimas semanas nos preparativos para o início do semestre 2020.2 da graduação, que começa em 22 de março, com atividades prioritariamente remotas.

No Campus de Teresina, o serviço de limpeza interna, que passou a incluir serviço de sanitização, é executado por uma  empresa terceirizada, que atende chamados feitos à Prefeitura Universitária desde outubro de 2020. Antes disso, a Prefeitura de Teresina era responsável pelo serviço.

Servente de limpeza interna realiza limpeza prévia de espaços, antes da sanitização, feita por outro profissional da empresa

O processo de sanitização não costuma ser demorado e depende do tamanho do espaço a receber a higienização. A limpeza é feita em todos os locais em que uma pessoa que tenha contraído coronavírus tenha circulado na unidade em que atua. Em Teresina, segundo a empresa contratada, o trabalho é desenvolvido por uma equipe de 49 pessoas, que são divididas entre os Centros que formam o Campus.

Para realizar a limpeza, primeiro a equipe higieniza com álcool 70% os computadores, impressoras e outros eletrônicos. Em seguida, um servente de limpeza interna entra nos locais a serem sanitizados com vestimentas apropriadas e com uma bomba cheia de produto sanitizante, que consiste em um cloro concentrado, e vai aplicando a substância desinfetante em todo o local.

Aplicação de produto sanitizante no Campus de Teresina

De fevereiro de 2021 até agora, foram realizadas cerca de 15 sanitizações. Segundo a empresa terceirizada, as pessoas podem começar a voltar ao espaço a partir de duas horas após a aplicação do sanitizante. Mas, devido ao cheiro forte do produto, algumas pessoas podem sentir desconforto, o que leva à recomendação geral de retorno ao local após 24 horas da aplicação.

Como solicitar sanitização - Agenor Rocha, Chefe da Divisão de Gestão Ambiental da PREUNI, explica que a solicitação pode ser feita diretamente para a Prefeitura via memorando. “A Preuni encaminha para Coordenação de Serviços Operacionais e agora a Coordenação está encaminhando para Divisão de Gestão Ambiental. Quando o memorando chega até mim, eu entro em contato com a empresa e já agendo para o dia seguinte do pedido, para tentar fazer o mais rápido possível as sanitização”, pontua. Ainda existe a possibilidade de encaminhar o pedido diretamente para a Coordenação de Serviços Operacionais.