Produtores rurais de diversas localidades do Piauí participaram, nesta sexta-feira (20), da segunda edição da Feira do Produtor Rural. O evento integra as ações da Semana do Produtor Rural do Meio-Norte (RURALTEC), que é organizada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo do evento é proporcionar aos produtores conhecimento das tecnologias existentes visando a qualidade de vida e aumento na produtividade.
Demostrando a força da agricultura familiar e buscando uma maior interação com a universidade, cerca de 15 pequenos produtores rurais de assentamentos e comunidades do Estado utilizaram a feira para divulgar e comercializar produtos frescos e livres de agrotóxicos. Quem compareceu ao evento comprovou a qualidade e diversidade de frutas e legumes produzidos por famílias piauienses.
Segundo a empreendedora Ana Lúcia Carvalho, participante do assentamento Santa Clara em União, a feira é um espaço importante para que a produção local seja divulgada. "Nós estamos mostrando a agricultura da nossa terra, estamos mostrando o que produzimos e devemos valorizar nosso produto. Produzimos diretamente para o consumidor, e isso é de grande importância", afirmou.
Para o organizador do evento, professor Acrísio de Miranda Sampaio, a feira auxilia o pequeno produtor a solucionar o problema do espaço para a comercialização da agricultura familiar, além de promover o contato direto com o consumidor. "Esse é um espaço para que o pequeno produtor tenha a possibilidade de comercializar o que produzem diretamente ao destinatário final, o consumidor. Dessa forma ajudamos na consolidação da agricultura familiar, e ao mesmo tempo podemos identificar os problemas que surgem com relação ao campo", destacou o organizador.