Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI adapta estrutura no retorno às aulas
Início do conteúdo da página

UFPI adapta estrutura no retorno às aulas

Imprimir
Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 19h30

  voltaasaulas-35.jpg

Tapete sanitizante e totem na Superintendência de Recursos Humanos

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) intensifica adaptações em sua estrutura para garantir segurança à comunidade acadêmica no retorno às aulas da graduação, que começam na próxima segunda-feira (22). O semestre 2020.2 inicia atividades de forma preferencialmente remota, com possibilidade de flexibilização de disciplinas práticas, conforme decisão dos colegiados dos cursos.

voltaasaulas-4.jpg

Instalação de dispenser para álcool em gel no Departamento de Enfermagem

Desde novembro de 2020, equipes da Universidade trabalham na instalação de totens e dispensers com álcool em gel em corredores, entradas de salas de aula, de laboratórios e nos acessos aos espaços administrativos para facilitar a higienização das mãos e diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus. Nos corredores dos centros de ciências, pode-se encontrar pias fixas e também lavatórios móveis, equipados com água, sabão liquido e papel toalha, para que o indispensável hábito de lavar as mãos seja feito com maior comodidade.

As adaptações incluem também a disponibilização de tapetes sanitizantes em áreas que começaram a registrar maior movimentação de pessoas e naquelas que praticamente não interromperam os serviços, a exemplo do Hospital Veterinário Universitário.

voltaasaulas-30.jpg

Divisórias em acrílico em setor da Superintência de Recursos Humanos

A instalação de divisórias de acrílico para reforçar a separação entre servidores e o público é outra adaptação que pode ser vista em setores administrativos, como a Superintendência de Recursos Humanos e em salas de coordenação de cursos, como na Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), por exemplo. O trabalho continua, e a Prefeitura Universitária segue atendendo aos chamados de instalação.

voltaasaulas-15.jpg

Separador em acrílico na área técnica de professores na Clínica Odontológica (CCS)

voltaasaulas-10.jpg

Lavatório instalado na entrada da Clínica Odontológica (CCS)

Mudanças na Odontologia – As clínicas da Odontologia estão recebendo inúmeras adaptações incluindo obras de reforma para aumentar a segurança de alunos, professores e o público que busca atendimento no local. O espaço recebeu lavatórios fixos na entrada, tapetes sanitizantes, além da construção de vestiários de barreira no acesso à clínica. Ganhou também um novo acesso exclusivo para saída de pessoas da clínica, além da colocação de divisórias de acrílico contornando toda a área técnica onde ficam os professores.

 As 20 cadeiras de atendimento ao público receberam reforço nas separações de material acrílico, que passaram a ter 1m90 de altura, além de estarem posicionadas na distância recomendada pelas autoridades sanitárias. Outra intervenção  foi a instalação de 8 exaustores para garantir movimentação e renovação do ar, além de bombas a vácuo para diminuir a disseminação de aerossóis.

voltaasaulas-37_1_1.jpg

Lavatório Pórtátil no CCHL

A Universidade dispõe de itens necessários para adaptação gradual de seus espaços à nova realidade da covid e à necessidade dos cursos no retorno às aulas. O trabalho é realizado de forma progressiva conforme ocorre a retomada da rotina nos setores e as solicitações de instalação de objetos e lavatórios para a higienização chegam à Administração Superior. Nos campi do interior, a previsão é que as mudanças iniciem em pouco tempo, à medida que a Universidade comece a receber mais itens adquiridos nos pregões eletrônicos.

Fim do conteúdo da página