Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lidera estudos sobre mapeamento de doenças ligadas a pequenos ruminantes, caprinos e ovinos

Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 17h05

Com o intuito de mapear as diversas zoonoses que os animais podem transmitir aos seres humanos, o professor Ney Rômulo de Oliveira Paula, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, lidera em conjunto com pesquisadores e centros de referência na área, estudos sobre agentes patológicos que os animais podem transmitir, especialmente, pequenos ruminantes, caprinos e ovinos, por meio do levantamento dos cenários epidemiológicos de doenças em diferentes estados da região Nordeste do Brasil, desenvolvendo, também,  bioprodutos e bioprocessos, além de softwares para monitoramento da saúde humana.

neyromulo 9

Prof. Dr. Ney Rômulo de Oliveira Paula

Segundo o professor, o grupo de pesquisa Sanidade e Reprodução Animal da Universidade Federal do Piauí trabalha com essa linha de sanidade no mapeamento e na avaliação de riscos de diversas doenças ligadas principalmente aos caprinos e ovinos. Segundo dados do senso do IBGE nas pesquisas de pecuárias municipais, o Nordeste do Brasil detém mais de 92% da população de caprinos e mais de 55% da população nacional de ovinos. O Piauí se destaca como o segundo maior produtor do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia. Assim, a caprinocultura e a ovinocultura estão ligadas diretamente à vida dos piauienses.

“Nós consumimos esses animais, a proteína de origem animal desses animais é amplamente consumida. Nunca se foi feito um levantamento epidemiológico, uma avaliação de risco, ou seja, uma análise de risco sanitário como nós realizamos das diversas zoonoses como clamidiose, brucelose, leptospirose, toxoplasmose, língua azul, além das lentiviroses que esses pequenos ruminantes possuem, essas últimas consideradas a AIDS dos caprinos e ovinos. Essas pesquisas são realizadas por meio de uma parceria importantíssima, firmada há décadas, com o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos e Ovinos da Embrapa caprinos e ovinos, localizada na cidade de Sobral, no estado do Ceará”, explica Ney Rômulo.

neyromulo 12

Professor Ney Rômulo atua nas áreas de reprodução, sanidade, nutrição e produção animal

Desenvolvimento de softwares

O grupo de pesquisa também é voltado para atividades de pesquisa e inovação tecnológica, fazendo parte do Programa de Pós-Graduação Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal, desenvolvendo softwares ligados diretamente à saúde humana orientando médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, que precisam desses softwares para otimizar a rotina dos setores onde eles trabalham.

“Dentre esses softwares será lançado logo em breve um de análise de pacientes que chegam ao hospital de emergência, desenvolvido por uma orientanda minha que é enfermeira e que faz parte da linha de frente no hospital regional da Unimed em Fortaleza. Neste programa de pós-graduação atuamos tanto na saúde humana como na saúde animal.  É um programa de pós-graduação em associação, em rede, envolvendo os estados do Piauí, Ceará e Alagoas”, destaca o professor.

O trabalho realizado com parceiros da área da tecnologia da informação tem permitido ainda o desenvolvimento de um software que diz respeito à análise mais objetiva possível na tomada de decisão pela equipe de saúde sobre a necessidade de intubar ou não aqueles pacientes que estão com saturação de oxigênio abaixo do que é normalmente estabelecido. Esse software vai ser útil não só aqui no Piauí, mas vai estar disponível nas plataformas IOS e Android para que os profissionais de saúde possam fazer o download e utilizar em suas equipes.

O grupo também atua de forma efetiva, em parcerias com diversas propriedades públicas e privadas, no desenvolvimento de tecnologias reprodutivas, bioprodutos e bioprocessos ligados à reprodução animal, também voltadas para a área de pequenos ruminantes. “Nós temos uma parceira muito forte que é a ACP® Biotecnologia, uma empresa privada, com sede na cidade de Fortaleza, incubada na Universidade Estadual do Ceará, onde nós estamos em conjunto desenvolvendo diversos bioprodutos e  bioprocessos ligados principalmente à água de coco em pó, o ACP®, uma marca registrada onde nós fazemos diversos meios utilizados na pesquisa da reprodução animal voltada não só a pequenos ruminantes, mas também a outras espécies como animais silvestres, pequenos animais e grandes ruminantes, e essas pesquisas geram não só publicações internacionais para a comunidade científica como um todo, mas também depósitos de patentes necessários para o desenvolvimento e inovação tecnológica da nossa região e do nosso país”, afirma.

Livro sobre inseminação artificial

ney romulo 7 copy

O grupo publicou em 2018 um livro sobre inseminação artificial em caprinos e ovinos, muito importante não só para os agricultores e pecuaristas pequenos que investem na atividade, mas também para os médicos veterinários formados. É um guia para realizar a inseminação artificial nessas espécies de uma forma bem eficiente, com uma linguagem acessível.

ney romulo 9

De acordo com Ney Rômulo, as mil cópias da primeira edição disponibilizadas em todo o Brasil, em alguns países da América do Sul, do Norte e da Europa, já foram esgotadas. “Agora está para sair a segunda edição de forma mais completa, abordando os manejos sanitários, nutricionais, gerais e reprodutivos”.

Link de acesso às publicações e currículo lattes do Prof. Ney Rômulo: http://lattes.cnpq.br/3381968299059730