Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe recursos para projetos do PRONATEC

UFPI recebe recursos para projetos do PRONATEC

A Universidade Federal do Piauí recebeu do Ministério da Educação (MEC), recursos para aplicação e ampliação dos cursos vinculados aos projetos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Desde 2012 a UFPI, por meio das Escolas de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), desenvolve cursos de qualificação educacional, profissional, técnico de nível médio e cursos de formação inicial e continuada.

Com isso, os Colégios Técnicos de Teresina, Bom Jesus e Floriano, vinculados à UFPI, são beneficiados com diversos cursos do PRONATEC. Os projetos procuram melhorar a qualidade do ensino médio aumentando a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica.

Com 28 cursos de qualificação e 2.280 alunos, o Colégio Técnico de Bom Jesus conta com um aporte financeiro de R$ 9 milhões. Em Floriano, o Colégio Técnico disponibiliza 23 cursos subsidiados com recursos de R$ 2 milhões, que ajudam na especialização de 760 alunos.  Já o Colégio Técnico de Teresina possui 15 cursos com um total de 960 alunos financiados com R$ 2,5 milhões.

O Coordenador dos Colégios Técnicos, Prof. Dr. Sinimbu Neto relata que os alunos contam com transporte e alimentação a custo zero, além de receberem R$ 2,00 por hora/aula e um kit de material escolar. "Esses são benefícios fornecidos pelo programa que os incentivam na especialização", diz.

Coordenador dos Colégios Técnicos, Prof. Dr. Sinimbu Neto

Entre os cursos oferecidos pelos colégios técnicos estão o de Agricultor Familiar, Inglês Básico, Cuidador de Idoso, Montador e Reparador de Computadores, entre outros. Com um período de três meses até dois anos os cursos procuram promover a qualificação dos quatro mil alunos distribuídos entre as três cidades sedes dos Colégios Técnicos e de municípios vizinhos.

Segundo Lidiane Nunes, a aluna do curso de Cuidador de Idosos e do curso de Enfermagem (CTT) , "participar de profissionalizações como essa é uma porta para o campo profissional, que ajuda na expansão dos conhecimentos atrelados à saúde".

Aluna do PRONATEC, Lidiane Nunes