Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI na Semana Nacional de C&T: mesa-redonda aborda Inteligência Artificial e seus Aspectos Práticos

Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 16h59

Mesaredonda_IA.PNGParticipantes da Mesa-Rendonda Inteligência Artificial e os seus Aspectos Práticos

Foi realizada na manhã desta terça-feira (9) a mesa-redonda "Inteligência Artificial e os seus Aspectos Práticos", que integra a programação do dia da 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí em 2020. O evento, com a participação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na programação, contou com a exposição de Antônio Oséas de Carvalho Filho sobre a "Inteligência Artificial Aplicada à Saúde" e com a moderação de Vinicius Ponte Machado, ambos professores da UFPI, além dos expositores María del Rosario Girardi Gutiérrez (UFMA) e Cleber Zanchettin (UFPE). Diante do cenário de pandemia da Covid-19, a sistemática tem se concentrado de forma virtual e os principais eventos estão sendo transmitidos ao vivo.

O moderador da mesa-redonda, professor Vinicius Ponte Machado, apresentou os convidados. “É uma honra fazer parte dessa mesa-redonda com convidados tão ilustres. Temos a honra de ter aqui o professor Cleber Zanchettin, professor associado do Centro de Informática da UFPE, professor visitante na North-West University e autor de mais de 100 publicações científicas em jornais e conferências. Temos também a honra de ter a professora Rosario Girardi, advogada, doutora em Informática pela universidade de Genebra, na Suíça, e professora aposentada do magistério público federal da UFMA. E temos também a honra de ter nosso colega de UFPI, professor Antônio Oséas, que tem graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFMA, e atualmente integra o corpo docente do mestrado em Engenharia Elétrica da UFPI.”

O professor Antônio Oséas, representante da UFPI, comentou sobre a Inteligência Artificial para a saúde. Ele deu algumas demonstrações do papel da IA no combate à covid-19, por exemplo, que é o Mapa da Saúde. “Em suma, a gente vai ter um mapa que vai dar ao profissional de saúde ou ao gestor quais ocorrências determinada parte da sua cidade está tendo, para que isso auxilie na tomada de decisões. Além desse, nós temos um mapa da covid-19 que, em resumo, consome os dados da Secretaria de Saúde do Piauí e conseguimos fazer uma predição utilizando técnicas de regressão. São técnicas que a partir de uma série de dados a gente consegue estimar o comportamento da doença para 7 dias.”

Já o professor Cleber Zanchettin abordou questões sobre a Inteligência Artificial para a indústria. “A IA aplicada à indústria está bastante em evidência. Acho que todo mundo que já teve contato com IA deve ter ouvido esse comentário do professor Andrew Ng, que a IA é a nova eletricidade. Ela é uma das ferramentas que possivelmente tem ajudado a fomentar muitas das tecnologias que estão sendo entregues ao consumidor final. Talvez para a IA ser a nova eletricidade, ela ainda precise caminhar um pouquinho para chegar a todos os consumidores de uma forma que eles possam consumir esse tipo de tecnologia sem esforço, somente plugando na tomada. Você ainda precisa ter um conhecimento muito específico para poder utilizar e se fazer valer dessa tecnologia.”

Por sua vez, a professora Rosario Girardi falou sobre a aplicação da Inteligência Artificial na área do Direito. “O Direito é uma área particularmente importante para a aplicação da IA. Todos nós estamos assistindo nas últimas décadas a um rápido e expressivo crescimento em complexidade da sociedade humana, que afeta a todos os setores e em particular o Direito, que é quem regula o comportamento da sociedade buscando a pacificação e a resolução de conflitos. O enorme volume de informações que normalmente está associado aos processos que transitam pelo judiciário tem também um impacto na efetividade das decisões dos magistrados.”

Ainda nesta terça-feira, haverá a realização de 4 minicursos, organizados por pesquisadores da UFPI, para abordar os temas: "As oportunidades de registro da propriedade intelectual no Brasil", "Possibilidades no ensino remoto de Física: ferramentas para realização de experimentos didáticos", "Minha primeira cerveja artesanal" e "Pesquisando a biodiversidade brasileira: entraves e oportunidades". Os eventos ocorrem em salas do Google Meet para participantes inscritos.

O Coordenador Estadual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Piauí, o Professor da UFPI, Anderson Nogueira Mendes, destaca que a discussão do tema da Inteligência Artificial no evento é fundamental para tirar proveito das oportunidades que a tecnologia pode levar à sociedade. E que, pensando em tornar a compreensão do tema mais didática, a organização criou um documentário para ser disponibilizado gratuitamente nas escolas, faculdades e ao público em geral, como uma forma de fomentar debates sobre o tema.

“Considerando a temática central (Inteligência Artificial) e a forma que a população hoje interage, pensamos em planejar um vídeo documentário que pudesse informar permeando questões abstratas e o que existe na nossa realidade atual. Por isso o nosso documentário inicia com questões discutidas no cinema e da metade para o final ele procura cativar o espectador com cientistas que trabalharam com IA e o que já existe de concreto no nosso dia a dia sobre IA.", disse Anderson Mendes.

Confira o documentário.