Difundir conhecimentos e tecnologias aplicáveis à produção agrária piauiense é o objetivo da 10ª edição da Semana do Produtor Rural do Meio-Norte (X RURALTEC), uma realização do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento oferece, até esta sexta-feira (20), minicursos e atividades de pesquisa e extensão a produtores, alunos da UFPI e estudantes de escolas públicas e particulares, apresentando-lhes as potencialidades do espaço acadêmico para o tratamento de plantas e animais.
Durante o evento, a visitação a departamentos, laboratórios, plantações e campos com animais é viabilizada por meio de dois veículos (minitrens), que transportam os participantes por todo o espaço do CCA. A VI Mostra Viva de Ciências Agrárias, realizada de forma itinerante nesta edição, expõe aos interessados a anatomia de animais de criação, patologias diversas presentes em seus organismos e novas tecnologias que melhoraram a produtividade no campo. Os alunos do CCA também estão apresentando as estruturas utilizadas nas aulas práticas.
Também compõe a programação do X RURALTEC a II Feira do Produtor Rural, composta por 30 estandes de órgãos públicos e iniciativas privadas que contribuem para o desenvolvimento dos produtores rurais do Piauí. Encontram-se à disposição para compra animais de criação e produtos agrícolas, como sementes, fertilizantes, mudas para plantio, rações, alimentos para consumo humano e equipamentos.
Produtos do campo são expostos e comercializados durante X RURALTEC
Décima Semana do Produtor Rural do Meio-Norte expõe espécies de vegetais
De acordo com o coordenador do X RURALTEC, Prof. Dr. Acrísio de Miranda, "o evento é uma oportunidade para mostrar à comunidade piauiense os trabalhos desenvolvidos no espaço acadêmico para a melhoria do trabalho no campo". Ele acrescenta que, nesta sexta-feira (20), será realizada a Feira do Pequeno Produtor, durante a qual "o público interessado poderá adquirir frutas e verduras fornecidos por 50 pequenos produtores dos municípios de Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União, Altos e Teresina que irão expôr seus produtos no Centro de Ciências Agrárias".
Animais são expostos para visitantes e poderão ser adquiridos durante X RURALTEC
A X RURALTEC viabiliza o incremento às informações assimiladas por estudantes com níveis diversos de formação em agropecuária (técnico, graduação, pós-graduação) e fornece atualização teórica às experiências desenvolvidas por produtores rurais no exercício de sua profissão. Ministrante de minicurso sobre manejo reprodutivo e nutrição de caprinos e ovinos, professora Maria Elizabeth Oliveira reiterou a aplicabilidade das aulas em campo desenvolvidas durante o evento.
"A produção de alimentos é tema aprofundado neste minicurso pois alimentação é aquilo que segura o rebanho. Aborda-se sistemas para produção de alimentos a baixo custo tanto para o período chuvoso quanto para o seco, considerando as mudanças periódicas de clima como aspecto que pode influenciar a criação de gado. Uma de nossas propostas de melhoria para o desenvolvimento agropecuário é a introdução de gramíneas forrageiras, que aumentam a quantidade de caprinos e ovinos por área territorial", destaca.
Produtores e estudantes recebem explicações sobre as implicações das condições naturais sobre a criação de gado
Aluna do quarto período do curso de Medicina Veterinária da UFPI, Jéssica Maria Sousa participa da edição como monitora e classifica a experiência com "extensão do que é apreendido em sala de aula". Segundo a estudante, "cada disciplina cursada apresenta algo em específico a apresentar aos visitantes, como a Anatomia, que trata do funcionamento interno do corpo de diversos animais".
Animais são expostos durante X RURALTEC
A 10ª edição do RURALTEC - Semana do Produtor Rural do Meio-Norte acontece até este sábado (20), no Centro de Ciências Agrárias da UFPI (CCA). Integram também a programação do RURALTEC: a VI Mostra Viva das Ciências Agrárias, que oferece aos estudantes do ensino médio o contato com as diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, e a II Feira do Produtor Rural, espaço de exposição e comercialização para os pequenos produtores rurais.