Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com participação da UFPI, é aberta 17ª Semana Nacional de C & T no Piauí

Com participação da UFPI, é aberta 17ª Semana Nacional de C & T no Piauí

Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 15h13

WhatsApp Image 2021 03 08 at 09.54.32

Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizada a Solenidade de Abertura da 17ª Semana Nacionade Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) no Piauí, que apresenta para a comunidade a importância de fazer ciência e popularizar os conhecimentos científicos. O evento contou com a palestra “Inteligência Artificial e suas Atualidades”, ministrada por Solange Oliveira Rezende (ICMS/ USP), com mediação de Dário Brito (UESPI) e Alcilene Dalilia (UFPI). Diante do cenário de pandemia por COVID-19, os eventos do estado do Piauí iniciaram em outubro de 2020 e se estenderão até março de 2021.

WhatsApp Image 2021 03 08 at 11.56.21

Estiveram presentes na conferência de abertura, o Prof. Dr. Gildásio Guedes, Reitor da UFPI; Prof Dr. Paulo Henrique,  Reitor do IFPI; Prof. Dr. Evandro , reitor da UESPI; Prof. Dr. Anderson Nogueira Mendes, representante da Coordenação local da Semana de Tecnologia; o Chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luís Fernando Leite; Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, Presidente da academia de ciências do Piauí.

''A nossa Universidade é uma Instituição que tem estado presente em todas as ações de pesquisa, tanto no estado do Piauí como na região nordeste e no Brasil. É um momento de grandes realizações da ciência. Temos um corpo docente altamente qualificados e que não se furta de participar e pesquisar para o desenvolvimento'', ressalta Gildásio Guedes, reitor da UFPI.

WhatsApp Image 2021 03 08 at 10.30.18

Reitor Gildásio Guedes

O coordenador estadual da Semana C & T no Piauí, Prof. da UFPI, Anderson Nogueira Mendes, destacou, em sua fala, o esforço das instituições de pesquisa no estado para produzir um evento com atividades que exploram temas relevantes para a população.

“ O evento traz como desafio promover reflexões sobre o futuro paradigma da ciência no Piauí. E a temática escolhida se faz cada vez mais presente, devido à presença de sistema que possuem inteligência artificial e nanotecnologia em nossas vidas. A ciência é a mola propulsora não somente dessa temática, mas de tudo aquilo que nos circundam'', afirma.

WhatsApp Image 2021 03 08 at 09.55.13 1 copy

Prof. Dr. Anderson Me

O evento promove uma série de atividades que incluem: apresentação de módulos experimentais; apresentação de arte e cultura; cursos e minicursos; entrevistas, mesas-redondas e palestras; exposição de experimentos e trabalhos científicos; visita virtual ao laboratório, museus e planetários; dentre outros. Todas as ações e minicursos dessa terca-feira (9) são organizados pela UFPI.