Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Servidores homenageados e livro sobre a educação no Piauí marcam solenidade de comemoração dos 50 anos da UFPI

Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 18h45

Em realização a mais uma cerimônia que integra o calendário de comemorações dos 50 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aconteceu na manhã desta sexta-feira (05), na área externa da reitoria, devido as medidas protetivas ao COVID-19, uma série de homenagens aos servidores mais antigos da Universidade. Com diplomas e medalhas de reconhecimento, seis servidores técnicos e docentes  receberam as importâncias da instituição.

homenagens 13 min

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, com servidores homenageados

Com serviços que se confundem com a fundação e crescimento da instituição, foram eles: o contínuo Francisco Paixão Soares, em atuação no Departamento de Medicina, admitido há 52 anos; a assistente em Administração lotada no Serviço de Atividades Pedagógicas do Colégio Técnico de Teresina, que atua desde 1970; a docente Maria do Socorro Cordeiro Ferreira, do Departamento de Bioquímica e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde, o primeiro docente da Universidade, Antônio Macedo de Santana, do Departamento de Física, do Centro de Ciências da Natureza, que chegou à Universidade em fevereiro de 1972; e dois servidores técnicos que ingressaram na UFPI no mesmo mês daquele ano, o Assistente em Administração, do Departamento de Enfermagem, Francisco Gomes de Araújo; e o Assistente de Laboratório, do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, José Ribamar de Oliveira.

homenagens 3 min

Francisco Paixão Soares e reitor Gildásio Guedes

homenagens 4 min

Maria do Socorro Cordeiro Ferreira e reitor

homenagens 5 min

Antônio Macedo de Santana e Vice-Reitor, Viriato Campelo

homenagens 7 min

José Ribamar de Oliveira e reitor

homenagens 6 min

Francisco Gomes de Araújo e reitor

O reitor, Gildásio Guedes, considerou que esse foi um momento único em que a UFPI pôde retribuir todo o trabalho em que esses servidores colaboraram para o avanços da Universidade. “São tantas as coisas em que vocês participaram, que só nos resta agradecer. A Universidade sente-se honrada e sempre mereceu os quadros que tem. Pessoas dedicadas aos nossos 50 anos de história”, disse.

homenagens 12 min

Reitor Gildásio Guedes agradece contribuição dos servidores aos serviços prestados a UFPI

Representando todos os homenageados, a professora Socorro Cordeiro Ferreira, lembrou do começo da instituição e como aconteciam as primeiras reuniões, em suas próprias casas, mas como muito apreço. “É de grande satisfação fazer parte dessa Universidade, e vê-la o quanto cresceu. É de muita importância registrar a mudança social em que essa Universidade trouxe para o Piauí e para o Brasil”, afirmou.

homenagens 8 min copy

Socorro Cordeiro Ferreira recorda como aconteciam as primeiras reuniões da UFPI

Lançamento do livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga”, de Luiz Belo

A solenidade contou ainda com o lançamento do livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga”, do jornalista Luiz Bello, que foi escrita ainda nos anos 80 e que resgata quase 4 séculos de pedagogia no Estado do Piauí. Praticamente metade do livro fala do processo que deságua no surgimento da UFPI e traz ainda detalhes dos primeiros anos da Instituição. Falecido em 2005, a obra tem como subtítulo “373 anos de pedagogia no Piauí” e já se transformou em uma importante fonte dos que pesquisam a história da educação no estado.

Para tanto o humorista, João Claudio, conhecedor das obras de Luiz Bello, e amigo pessoal, fez as honrarias do lançamento e relatou que a obra traz um profundo conhecimento da evolução da educação no estado. “Acompanhamos muito próximo a vontade de Luiz Bello em publica-la. O autor era um jornalista-historiador, e narra as peculiaridades do povo e do próprio Piauí. Com quase oito anos de pesquisa, ele colheu cerca de 240 entrevistas, com muito método de história oral, e trouxe essa contribuição tão concreta, que estava perdida e que agora nos acrescenta muito. É, talvez, a obra mais completa sobre o processo de evolução pedagógica. A história da educação do Piauí”, afirmou.

homenagens 11 min

Humorista, João Cláudio, destaca importancia do livro do jornalista e amigo Luiz Bello

João Claudio finalizou considerando que “do Bello tiramos uma lição essencial e última, o amor pelo Piauí. Do livro nós temos uma perspectiva infalível, e que precisa ser lida”.

O jornalista Claúdio Barros, representando Luiz Bello, in memoriam, também recebeu homenagens da UFPI.

homenagens 10 min

Cláudio Barros e reitor com o livro "Da erra da Ibiapaba ao Campus da Ininga"

A obra tem 457 páginas, divididas em duas partes, como se fossem dois livros autônomos. A primeira mostra a evolução da educação antes da chegada do ensino superior. A segunda parte trata do ensino universitário e do processo que leva ao surgimento da Universidade, até sua primeira década. O texto produzido nos anos 1980 foi revisado pela historiadora e professora da UFPI Teresinha Queiroz e estará disponível para venda a partir desta segunda-feira, na Livraria da EDUFPI.