Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGENF integra ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão em live histórica

PPGENF integra ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão em live histórica

Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 16h40

Aconteceu na última quarta-feira (03), às 15h, a aula de encerramento do curso de Extensão e Capacitação Profissioanl em Promoção da Saúde Primária e Enfermagem. O tema do evento foi "Modelo de Promoção de Saúde segundo Nola. J. Pender” e foi conduzido pelas professoras: Doutoranda do PPGEnf Cleidiane Maria Sales de Brito e Professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell – Professora Visitante do PPGEnf/CCS/UFPI e Professora Emérita da UFRJ.

abertura_1.png

A solenidade contou com a participação de docentes, discentes de graduação e pós-graduação em Enfermagem, profissionais da Atenção Básica (Enfermeiras) e uma Pós-Doutoranda da Universidade de San Luís de Potosí de México, a pesquisadora Aracely Oviedo. A Administração Superior da UFPI foi representada pela professora Regilda Moreira da, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e professora Deborah Matos, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Em seu pronunciamento, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Deborah Matos, registrou com muito entusiasmo seu testemunho de contentamento em verificar a excelência do trabalho do PPGEnf/CCS/UFPI e da inovação de um Curso de Extensão integrando a graduação, pós-graduação e a pesquisa de forma responsável com impacto sanitário e educativo em prol da sociedade piauiense. Na oportunidade, se colocou à disposição da Pós-Graduação em Enfermagem para outros projetos e programas de extensão, pois deve ser uma missão da UFPI levar a ciência para comunidade.

abertura_2.png

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Professora Regilda Moreira, também parabenizou a iniciativa, estimulando o planejamento de novos cursos e parcerias entre as Pró-Reitorias.

A Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI, Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, fez uma saudação de agradecimento à coordenadora e idealizadora do Curso de Extensão, Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Professora Emérita da UFRJ e  Visitante Sênior do nosso programa da UFPI).

Posteriormente, outras participantes destacaram a importância da iniciativa de integração de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão entre estas, destacamos: professora Aracely Diaz Oviedo da Universidade do México e Pós-Doutoranda do PPGEnf/UFPI, a professora Márcia Teles de Oliveira Gouveia (Docente do PPGEnf/CCS/UFPI).

tyrrel.png

Professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell

A Coordenadora Adjunta do Curso de Extensão, professora Maria do Livramento Fortes Figueiredo, prestou uma homenagem a Professora Tyrrell denominada: “Gratidão é quando a Alma diz obrigada”, pois em abril de 2021, finalizará o contrato de professora visitante sênior do PPGEnf.  “Nesses dois anos de dedicação exclusiva à UFPI foram incontáveis as inciativas e ações da grande e emérita professora em prol do crescimento do nosso programa de pós-graduação”.

Na sequência, a professora Tyrrell, bastante emocionada, se pronunciou reafirmando as fortes relações de amizade e parcerias com a UFPI, que hoje mesmo sendo Professora Emérita da UFRJ, reconhece a UFPI como sua segunda casa.

Tyrrell reafirmou também que o curso marca historicamente a introdução do uso de uma teoria de Enfermagem como a da Nola J Pender na Promoção da Saúde e na Atenção Primária no processo de ensino e sua articulação com a prática profissional em dissertações e teses do PPGENF de forma a assegurar a cientificidade requerida na produção de conhecimentos como indicador da configuração da ciência e tecnologia própria da disciplina de Enfermagem.

Após a abertura do evento, a  Doutoranda do PPGEnf, Cleidiane Maria Sales de Brito, ministrou a aula de encerramento do Curso de Extensão com o Tema: Modelo de Promoção de Saúde segundo Nola J. Pender.

livramento.png

Professora Livramento Figueiredo

“Mais uma vez, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem sai na frente e de forma pioneira integra ensino, pesquisa, extensão na área da Promoção da Saúde na Atenção Primária e Enfermagem, superando os obstáculos impostos pela Pandemia da COVID 19, e mostrando que quando queremos, nós podemos”, finaliza a professora Livramento Figueiredo.