Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso online orienta para retorno gradual e seguro às atividades acadêmicas em tempos de pandemia

Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 17h30

WhatsApp_Image_2021-03-04_at_17.06.00.jpeg

Será realizado nos dias 9 e 10 de março o curso de extensão online “Formação para o retorno gradual e seguro às atividades acadêmicas na UFPI em tempos de pandemia”. A proposta é preparar a comunidade da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o retorno gradual e seguro das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no formato prioritariamente remoto, com possibilidade de flexibilização - no caso de disciplinas de graduação, conforme decisão dos colegiados dos cursos.

O curso será transmitido pelo canal da UFPI TV no YouTube e terá  duração de 8 horas, organizado em módulos, com palestras ministradas por pesquisadores da Universidade, a maioria integrante do Comitê Gestor de Crise da Universidade.

A meta é preparar servidores técnicos, docente e alunos para a adoção de medidas de segurança e de prevenção da covid-19 para orientar tomada de decisões corretas na convivência com a pandemia. Por exemplo, saber que ações devem ser adotadas em caso de suspeita e/ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.

ABERTURA.png

Abertura - Na abertura das atividades do curso, na terça (9), às 10 horas, será realizada a palestra “A Importância da formação para o retorno seguro às atividades acadêmicas”, com o vice-reitor da UFPI e presidente do Comitê Gestor de Crise, Viriato Campelo.

Os participantes do curso serão orientados também sobre sinais, sintomas e meios de prevenção da covid; protocolos e fluxos de informação e de pessoas para o retorno seguro das atividades; uso adequado de equipamentos de proteção individual; aspectos psicossociais envolvidos na convivência com a pandemia, entre outros.

Inscrições - Aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público externo, o curso oferecerá emissão de certificado pela PREXC. As inscrições para o recebimento de certificado de participantes são feitas no SIGAA. Veja o tutoral para se inscrever.

Com apoio do Comitê Gestor de Crise da UFPI, o curso de extensão é coordenado pela Professora Patrícia Ferreira de Sousa Viana, do Curso de Odontologia da UFPI, e integrante de Grupos de Trabalho do CGC. A comissão organizadora do evento conta com as Ligas Acadêmicas de Saúde Bucal Coletiva (LISB); de Saúde Coletiva (LIASC); e de Geriatria e Gerontologia (LAGG).

"É imprescindível a formação de multiplicadores das informações que serão apresentadas nos dois dias de curso. Nesse sentido, solicitamos às coordenações dos curso a indicação de tres representantes, 1 de cada segmento {docente, técnico e aluno}, para, após a formação, atuarem como disseminadores das orientações e conhecimentos. Solicitação similar foi feita junto às unidades administrativas, às pró-reitorias e às superintendências, para que indiquem um integrante para realizar o curso e repassar as informações ao restante das equipes", detalha a Coordenadora do evento, Prof. Patrícia Viana.

Confira a programação completa do curso:

CRONOGRAMA_9_DO_3.png

CRONOGRAMA_10_DO_3.png

Todos os documentos produzidos pela Universidade para orientar a comunidade acadêmica no enfrentamento da pandemia e no retorno às atividades de forma gradual e segura são publicados no site especial coronavírus UFPI.