Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Servidores da UFPI há mais tempo em atuação serão homenageados nesta sexta (5)

Servidores da UFPI há mais tempo em atuação serão homenageados nesta sexta (5)

Última atualização em Sexta, 05 de Março de 2021, 08h47

WhatsApp_Image_2021-03-04_at_10.33.54.jpeg

Dando continuidade à programação especial do mês do cinquentenário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), será realizada nesta sexta-feira (5), às 10 horas, na Reitoria, a Solenidade de homenagens aos servidores na ativa mais antigos da Instituição. O ato solene também será marcado pelo lançamento de um livro que resgata quase 4 séculos de pedagogia no Piauí. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da UFPI TV no YouTube.

Na solenidade, serão homenageados com diplomas de reconhecimento seis servidores técnicos e docentes da Universidade com mais tempo em atuação na Universidade. Três desses servidores iniciaram sua trajetória profissional entre os anos de 1969 e fevereiro de 1971 e pertenciam aos quadros de instituições que se fundiram para compor a UFPI em 1º de março de 1971.

São eles o contínuo Francisco Paixão Soares, em atuação no Departamento de Medicina, admitido há 52 anos; a assistente em Administração lotada no Serviço de Atividades Pedagógicas do Colégio Técnico de Teresina, que atua desde 1970; e a docente Maria do Socorro Cordeiro Ferreira, do Departamento de Bioquímica e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde, que acaba de completar 50 anos de UFPI.

WhatsApp_Image_2021-03-02_at_10.41.32.jpeg

Contínuo Francisco Paixão, servidor do Departamento de Medicina, tem sua data de admissão em 1969

Também recebem honrarias da Administração Superior três servidores que ingressaram na Instituição antes de a UFPI completar 1 ano de criação.

macedao.jpg

Professor Antônio Macedo de Santana, primeiro docente a ingressar na UFPI após sua constituição oficial

Os nomes são do primeiro docente da Universidade, Antônio Macedo de Santana, do Departamento de Física, do Centro de Ciências da Natureza, que chegou à Universidade em fevereiro de 1972; e dois servidores técnicos que ingressaram na UFPI no mesmo mês daquele ano, o Assistente em Administração, do Departamento de Enfermagem, Francisco Gomes de Araújo; e o Assistente de Laboratório, do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, José Ribamar de Oliveira.

prr-102_copy.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, durante solenidade de comemoração dos 50 anos da UFPI

“ Nas comemorações de aniversário dos 50 anos da UFPI não poderia faltar uma solenidade especial para homenagear o maior patrimônio dessa Instituição: nossos servidores. Técnicos e docentes que dedicam uma vida inteira de trabalho para acolher alunos, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão e engrandecer ainda mais o nome dessa Universidade” avalia o Reitor Gildásio Guedes.

WhatsApp_Image_2021-03-04_at_10.13.36.jpeg

Durante o ato solene haverá ainda o lançamento do livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga: 373 anos de pedagogia no Piauí”, do jornalista Luiz Bello, publicado pela Editora da Universidade, Edufpi.

Intensa programação - A programação comemorativa dos 50 anos da UFPI é integrada por um conjunto de eventos acadêmicos e culturais, desenhados pela Reitoria, para celebrar pessoas e instituições que colaboraram com a criação e o fortalecimento da Universidade. A programação tem seu ponto alto neste mês de março. O próximo grande evento ocorre na segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para homenagear servidoras aposentadas e da ativa, que construíram uma jornada memorável em suas áreas de atuação na Universidade e escreveram para sempre a força de seus nomes na história desta Instituição.

Link da retransmissão em Libras.