Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições para o V Webinário do projeto de extensão "Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais"
Início do conteúdo da página

Inscrições para o V Webinário do projeto de extensão "Divulgação e alfabetização científica por meio das mídias digitais"

Imprimir
Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 10h08

V WEBINÁRIO

Projeto de Extensão "Divulgação e Alfabetização Científica por Meio das Mídias Digitais" encerra Ciclo de Webnários temáticos no dia 30 de março. As inscrições iniciarão no dia 05 de março via Google Forms https://forms.gle/vjYXrCbVzzh7uw7fA) e vão até a data do evento. 

Segundo a Coordenadora do Projeto e Curadora do evento, Profa. Dra. Edneide Silva, esse será o último evento do Ciclo de Webnários. Entretanto, em breve o grupo retornará com uma proposta mais interativa, para que além da formação teórica, os participantes tenham a oportunidade de desenvolver e aplicar atividades em suas salas de aula com a finalidade de dinamizar tanto o ensino quanto a aprendizagem de Ciências. A professora lembra que o evento, que é gratuito, oferecerá certificação de 4h e será transmitido ao vivo por uma das mídias trabalhadas no Projeto de Extensão que é o canal do You Tube: EdQuímica EdBem – o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!

A atividade teve início no mês de novembro de 2020, com o I Webnário, com o PAINEL: Como as mídias digitais podem contribuir no Ensino de Química. Na oportunidade foi apresentado pelos envolvidos a proposta do projeto e como as mídias trabalhadas na atividade podem ser utilizadas em sala de aula para facilitar o Ensino de Química. O II Webnário, realizado em dezembro do mesmo ano, teve como PAINEL: Retorno às aulas: COM ou SEM vacina? O evento contou com dois painelistas/palestrantes e cada um contribuiu com uma temática relacionada ao tema do painel. O Prof. Dr. Heleonardo Dantas (IFPI, Picos) proferiu sua fala abordando o seguinte aspecto: “VOLTAR OU NÃO VOLTAR ÀS AULAS: Quais critérios observar?”, enquanto o Prof. Dr. Lauro Mota (UFPI, LEdoC/CN, Picos) considerou “Os desafios do retorno às aulas em 2021”. Na sequência, o III Webnário, realizado em janeiro de 2021, teve a participação dos painelistas Prof. Dr. Fábio Paz (UFPI, LEdoC/CN, Picos) e do Prof. Dr. Marcôncio Moura (SME, Ceará). O evento apresentou o PAINEL: “Desafios dos professores de Ciências na pandemia: ressignificando o fazer docente”. Seguindo a mesma ideia do Webnário anterior, cada palestrante fez uma abordagem com subtema. O primeiro painelista, conduziu sua fala a partir da “AS MÍDIAS DIGITAIS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER DOCENTE” e o segundo falou sobre os “DESAFIOS E DIFICULDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA”. O IV Webnário, contou com a participação da Profa. Dra. Geandra Cláudia, e teve PAINEL: Ensino de Ciências para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs): os desafios do ensino remoto. Na oportunidade o evento contou com a participação de três intérpretes: Amparo Passos, Cristiele Pinheiro e Heron Ferreira, todos técnicos lotados no Curso de Letras/LIBRAS,que abrilhantaram o evento.

Para o mês de março, diante dos desafios atuais interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, a Coordenadora explica que, "por acreditarmos e defendermos que é premente retomar o significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio de metodologias ativas, teremos o V Webnário com o PAINEL: Aprendizagem Ativa em três dimensões essenciais: problematização, investigação e participação". O painelista será o Prof. Dr. Gardner de Andrade Arrais (UFPI, LEdoC/CN, Picos), que tem estudos sobre o tema e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Ciências (NEsPEC).

Fim do conteúdo da página