Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza Semana de Integração dos Residentes em Saúde

HU-UFPI realiza Semana de Integração dos Residentes em Saúde

Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 12h41

residentes2021-3.jpg

Foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), a solenidade de abertura da Semana de Integração dos Residentes em Saúde aos Serviços de Assistência à Saúde. A cerimônia contou com entrega de homenagens e a palestra “O sucesso dos Improváveis”, com o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes.

O encontro representa um momento de acolhida aos novos médicos, que estão ingressando em 23 programas de residência médica, e aos profissionais de enfermagem, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia, que passam a integrar 2 residências multiprofissionais, oferecidas pelo HU-UFPI. No total, estão sendo recebidos no Hospital Universitário aproximadamente 100 profissionais de saúde para qualificação.

residentes2021-15.jpg

Além do Reitor Gildásio Guedes, compuseram a frente de honra na solenidade o vice-reitor Viriato Campelo; o superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio Sousa Nunes; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Carla Leite; e o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista.

Os novos residentes iniciaram esta semana uma nova jornada de aquisição de conhecimentos específicos que dura em média dois anos, para as residências multiprofissionais; e de dois a três anos, para residências médicas, conforme a especialidade escolhida.

Na fala de acolhida aos novos residentes, o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI enfatizou que os profissionais estão ingressando em uma grande instituição que entrega ensino de qualidade e estimula a pesquisa e que já formou em suas residências mais de 700 profissionais de saúde.

residentes2021-29.jpg

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Carlos Eduardo Batista

“ Aqui vocês encontrarão conhecimento para exercer com dignidade a especialização que escolheram”, disse Carlos Eduardo Batista.

O Superintendente do HU-UFPI enfatizou que o ingresso de novos residentes representa um dos dias mais nobres na rotina da instituição, que registra movimentação diária de cerca de 4 mil pessoas entre profissionais de saúde, equipes administrativas e pacientes. Nunes disse que no HU-UFPI os novos residentes encontrarão formação específica de alto nível e também estímulo à prática do atendimento humanizado aos pacientes.

residentes2021-33.jpg

Superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio Sousa Nunes

“Esse conceito de ter o exercício profissional da saúde com o olha humano à frente, com o olhar de sensibilidade, empatia faz com que nós sejamos profissionais maiores”, disse Paulo Marcio.

residentes2021-46.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a cerimônia, o Reitor Gildásio Guedes proferiu a palestra “O Sucesso dos Improváveis”, em que rememorou sua trajetória de vida, desde os tempos de estudantes de graduação da UFPI, passando pelas dificuldades da pós-graduação na Região Sudeste, chegando ao início da jornada como docente e depois gestor em diversos cargos da Instituição até se tornar Reitor em 2020.

residentes2021-47.jpg

Guedes compartilhou com os novos residentes valores que considera caros na construção de qualquer trajetória profissional. “Abracem  a generosidade, a busca incansável pela qualificação e a construção de redes de relacionamento sólidas para o crescimento profissionais e pessoal”, declarou.

Ao final da cerimônia, foram entregues diplomas de honra ao mérito a professores, coordenadores e profissionais que atuam nas residências em saúde no acolhimento e formação dos residentes.

Confira mais fotos

residentes2021-57.jpg