Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI completa 10 anos hoje (1º)

Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI completa 10 anos hoje (1º)

Última atualização em Segunda, 01 de Março de 2021, 18h44

Pensar em Universidade é pensar em ensino, pesquisa e extensão. Pensar em Universidade é pensar em cursos de formação profissional em nível de graduação e pós-graduação. Isso é inerente à vida acadêmica. Nesse contexto, hoje (1º) representa uma data muito significativa em função da coincidência histórica e geográfica. Histórica porque em 01/03/1971 o projeto de instalação de uma Universidade Federal tornou-se uma realidade e histórica também porque em 01/03/2011 o projeto de instalação de um Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) se transformava em realidade e iniciava o seu funcionamento na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Raimundo Lenilde de Araújo, coordenador PPGEO, destaca que a partir de avanços na formação profissional docente, principalmente no início do século XXI, e a contratação de novos doutores, o projeto de pós-graduação em Geografia saiu de fase de ideias para a concretização de projeto que culminou com a aprovação do Programa. Ele acrescenta que nesses 10 anos de funcionamento do PPGEO já foram formado(a)s 107 mestres. "Esse(a)s profissionais que desenvolveram as pesquisas com várias abordagens teóricas e metodológicas a partir de objetos de estudos específicos, porém, foram fundamentais para contribuir com a ciência geográfica piauiense e brasileira. É importante ressaltar que o Programa tem influência além do território piauiense, pois já formou mestres oriundos de outros estados do Brasil", pontua.

Segundo ele, durante todo esse tempo foram 10 anos de bastante aprendizado. "Tudo era novo. Mas, ao completar 10 anos, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso para que o PPGEO se consolide como um programa fundamental para o desenvolvimento científico, geográfico, profissional e social, dentre outros, do Estado do Piauí", conta.

Para todo o Programa e Universidade, hoje é um dia festivo. Neste ano é celebrado os 50 anos de instalação da UFPI. "Além disso, são 10 anos de aprovação do PPGEO. Devemos comemorar essas conquistas. Também, é um dia triste, em função da pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde. Nesse dia, poderíamos estar reunido(a)s. Porém, estamos em distanciamento físico para cuidar de cada um de nós e do nosso coletivo populacional", conclui o professor Raimundo.

Confira na íntegra manifesto escrito pelo coordenador em comemoração aos 10 anos do PPGEO aqui.