Hemorragia pós-parto é a terceira causa de morte materna no Piauí. Com foco na redução dos óbitos maternos no estado, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), em parceria com a Secretária de Estado da Saúde (SESAPI) realiza na próxima segunda-feira (08), das 09 às 11:30, no canal do YouTube: Nuepes não mortalidade materna, o Webinário “Zero Morte Materna Por Hemorragia”.
O evento é destinado a estudantes graduação, pós-graduação, profissionais que atuam na assistência obstétrica e sociedade em geral afim de estimular a prevenção, diagnósticos e cuidado com hemorragia pós-parto.
Durante o webinário, o tema morte materna por hemorragia será discutido em sua magnitude, com ações para superar as necessidades e fragilidades de notificação e subnotificação do agravo no Piauí e capacitação dos profissionais da saúde envolvidos na assistência à gestante.
As principais causas que contribuem para a mortalidade materna por hemorragia estão ligadas ao difícil acesso aos serviços de saúde no pré-natal e no parto, falta de informação das gestantes sobre os riscos da gravidez e infraestrutura precária dos serviços de saúde em algumas regiões.
Palestrantes:
Liliane Cristina Rodrigues Augusto – NPC OPAS/OMS Descentralizado Csomu/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
Conrado Sávio Ragazani – Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Carla Larissa Monteiro Paz – MDER/PI
Maria Auzeni de Moura Fé – Coordenadora Estadual de Saúde da Mulher/SESAPI
Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar – UFMG - Mediação