Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade especial comemora 50 anos da UFPI
Início do conteúdo da página

Solenidade especial comemora 50 anos da UFPI

Imprimir
Última atualização em Sábado, 06 de Março de 2021, 11h21

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta segunda-feira (1º) a cerimônia comemorativa do seu cinquentenário. O evento ocorreu de forma híbrida com a presença de convidados em ambiente físico, na Praça em frente à Reitoria, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPI TV no Youtube e retransmissão em libras no Canal do Curso Letras Libras também no Youtube. A solenidade abre as festividades e eventos no mês de aniversário da UFPI para homenagear pessoas e instituições que colaboraram com o progresso histórico da Instituição.  

prr-4.jpg

Frente de honra na solenidade

No evento, a frente de Honra foi composta pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; o reitor da UESPI, Evando Alberto de Sousa, representando o Governador do Estado Wellington Dias; a Deputada Estadual Flora Isabel, Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí; e o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Homenagens 

Os ex-reitores da UFPI Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco; Chales Carvalho Camillo da Silveira e Pedro Leopoldino, representado pelo ex-vice-reitor Antônio da Silva Nascimento, receberam medalha de honra e diploma de Professor Emérito da UFPI; já o ex-reitor José Arimatéia Dantas Lopes recebeu medalha e Diploma de Reconhecimento - por não ser docente aposentado não pôde ser agraciado com título de Professor Emérito.

 prr-31.jpg

 Ex-reitor Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco e o reitor Gildásio Guedes

prr-33.jpg

 Ex-reitor Charles Camillo da Silveira e o vice-reitor Viriato Campelo

prr-38.jpg

Ex-vice-reitor Antonio Nascimento e o reitor da Uespi Evando Alberto de Sousa

prr-42.jpg

Ex-reitor José Arimatéria Dantas Lopes e o reitor Gildásio Guedes

Representando personalidades de atuação decisiva na instalação da UFPI, também receberam honrarias a senhora Coralia Rodrigues Portella, representando o  cunhado, o senador Petrônio Portella, presidente da comissão que aprovou no Congresso a lei que Instituiu a Universidade; o docente da UFPI, Carlos Henrique Nery, representando seu pai Ezequias Gonçalves Costa; vice-presidente da comissão; e o ex-vereador de Teresina, Chico Wilson, representando seu tio, o homenageado Francisco das Chagas Caldas Rodrigues, relator da comissão de criação da UFPI.

prr-55.jpg

 Coralia Rodrigues Portella recebe homenagens pelo Senador Petrônio Portella, seu cunhado

prr-54.jpg

 Carlos Henrique Nery Costa, representando o pai Ezequias Gonçalves Costa

prr-60.jpg

Ex-vereador Chico Wilson recebe homenagens por Francisco das Chagas Caldas Rodrigues

Em sua fala, o ex-reitor Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco lembrou ser o único na solenidade dos 50 anos que também esteve presente ao ato que marcou a criação da Universidade.

prr-75.jpg

Ex-reitor Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco

"Eu tenho a memória daquele 1º de março de 1971, no Clube dos Diários, era 8 da noite, festa bacana. Toda a sociedade de Teresina estava lá prestigiando o Diretor da Faculdade de Direito, Robert Wall de Carvalho, naquele momento, tomando posse com reitor pro-tempore da UFPI. Uma festa que elevou o ânimo e a autoestima do piauiense de uma maneira que ninguém aqui é capaz de imaginar", conta o ex-reitor, que esteve à frente da UFPI de 1988 a 1991, e que considera a fundação da Universidade "um dos fatos mais importantes da história do Piauí".

O ex-reitor Charles Carvalho Camillo da Silveira, gestor da Universidade entre os anos de 1992 a 1996, resgatou, em seu discurso, a essência da criação da Universidade: ser palco para a pluralidade de discursos e de pensamentos.

prr-95.jpg

Ex-Reitor Charles Carvalho Camillo da Silveira

"Nós, enquanto universidade, somos várias partes de um todo, de pensamentos ideológicos diferentes, mas, quando estamos aqui, esses pedaços se juntam para trabalhar pela comunidade. É isso que torna essa Universidade grande", pontua.

prr-97.jpg

Dr. Pessoa, Prefeito de Teresina

Para o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa "a Universidade pertence ao povo e deve continuar olhando para o futuro”.

Em sua fala, ao final da solenidade, o Reitor Gildário Guedes relembrou sua longa trajetória na UFPI desde 1974, como estudante do Curso de Matemática, passando pelo ingresso como docente e as diversas oportunidades em que atuou como gestor na Instituição, a exemplo da direção do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da hoje Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em que proveu a universidade com "os primeiros pontos de internet" e da direção do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), do qual tem orgulho especial por multiplicar as oportundades de jovens que moram longe de cidades média e grandes de fazerem um curso superior. Guedes fez questão de frisar o esforço dos gestores que estiveram à frente da Instituição na solidificação do papel de importância da UFPI no desenvolvimento do estado. E que futuro também se constrói com união.

prr-102.jpg

Reitor Gildásio Guedes

"É graças aos sonhos que estamos aqui, celebrando os 50 anos da Universidade. Aqui estamos honrando o passado e projetando o futuro, com a determinação de resolver bem os problemas das pessoas, por meio das possibilidades que a UFPI pode construir com ensino, pesquisa e extensão. Servir às pessoas, é isso que dá vida e mostra a importância dessa Universidade ", finalizou.

prr-76.jpg

Além dos homenageados, também estiveram presentes à solenidade integrantes da Administração Superior, como Pró-Reitores, Superintendentes, Diretores, Coordenadores, além de docentes e servidores técnico-administrativos da UFPI.

Criação - A Universidade Federal do Piauí foi a criada pela Lei 5528/68, assinada pelo presidente Costa e Silva, que autorizava o seu funcionamento sob forma de fundação. Integravam inicialmente a Universidade: o Instituto de Ciências Exatas e Naturais; o Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras; a Faculdade de Direito, a Faculdade de Odontologia; a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Administração, em Parnaíba. A lei foi resultado de lutas de políticos e de diversos segmentos da sociedade que acalentaram o sonho por décadas de se instalar no Piauí uma universidade.

 

Fim do conteúdo da página