Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Avaliadores do MEC visitam instalações do curso de Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página

Avaliadores do MEC visitam instalações do curso de Engenharia Elétrica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes recebeu na tarde desta terça-feira (17), comissão do Ministério da Educação (MEC) que visitou as instalações do curso de Engenharia Elétrica, instalado no Centro de Tecnologia (CT), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A visita da comissão corresponde a primeira etapa para reconhecimento da graduação junto ao MEC.

O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da UFPI foi criado no ano de 2009 e formará no período 2013.2 sua primeira turma de graduados. De acordo com o diretor do CT, Prof. Dr. Carlos Ernando da Silva, o reconhecimento do curso pelo MEC é de grande valia para todos. "Vamos formar nossa primeira turma no próximo período. Portanto, o reconhecimento da graduação é fundamental para todos que fazem o curso de Engenharia Elétrica da UFPI, sobretudo, para os alunos", disse.

Prof. Dr. Carlos Ernando e Prof. Dr. José Arimatéia

Durante dois dias a comissão do MEC, formada pelos professores Antônio Campos (UFRN) e Alexandre Cézar (UFPB), fez um levantamento sobre o curso de Engenharia Elétrica da UFPI. Na avaliação, os professores analisaram três dimensões da graduação: didático-pedagógica, estrutura e corpo docente.

Segundo Antônio Campos, após o levantamento realizado na instituição, a comissão tem um prazo de cinco dias para emitir o relatório avaliativo. "Após concluirmos o relatório, este será encaminhado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que dispõe o documento para a universidade, que passa a conhecer a nota de avaliação do curso. Não havendo ressalvas ao relatório, nem por parte do INEP, nem da instituição de ensino, o mesmo é direcionado à instância superior do MEC que expede portaria de reconhecimento do curso", explicou o professor.

Antônio Campos e Alexandre Cézar

Conforme o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a instituição espera que o curso seja avaliado com nota quatro, em uma escala que vai até cinco. "Com o futuro reconhecimento do curso de Engenharia Elétrica pelo MEC, fechamos o ciclo de reconhecimento dos cursos do Reuni. Parabenizo todos os professores pelo trabalho, dedicação e empenho em fazer o melhor".

Na oportunidade, o avaliador Alexandre Cézar, agradeceu aos presentes pela disponibilidade em informar os dados necessários para que a avaliação fosse realizada com sucesso. O professor também elogiou o corpo docente do curso de Engenharia Elétrica da UFPI. "Foi uma visita tranquila. Constatamos o empenho do corpo docente da graduação, bem como seu planejamento e metas".

Presente no encontro, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Prof. Ms. Marcos Lira, falou sobre importância do momento para o curso. "O reconhecimento do curso irá coroar todo nosso empenho e dedicação ao curso de Engenharia Elétrica da UFPI. Apesar de ser um curso novo, tivemos um grande salto no número de iniciações científicas e somos um dos cursos da UFPI que mais envia alunos para o programa Ciência sem Fronteiras", enfatizou.

Otacílio da Mota, Luís Gustavo e Marcos Lira

Também estiveram presentes na reunião o subcoordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Luís Gustavo; e o Prof. Dr. Otacílio da Mota.

Fim do conteúdo da página