Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Avaliadores do MEC visitam instalações do curso de Engenharia Elétrica

Avaliadores do MEC visitam instalações do curso de Engenharia Elétrica

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes recebeu na tarde desta terça-feira (17), comissão do Ministério da Educação (MEC) que visitou as instalações do curso de Engenharia Elétrica, instalado no Centro de Tecnologia (CT), do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A visita da comissão corresponde a primeira etapa para reconhecimento da graduação junto ao MEC.

O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da UFPI foi criado no ano de 2009 e formará no período 2013.2 sua primeira turma de graduados. De acordo com o diretor do CT, Prof. Dr. Carlos Ernando da Silva, o reconhecimento do curso pelo MEC é de grande valia para todos. "Vamos formar nossa primeira turma no próximo período. Portanto, o reconhecimento da graduação é fundamental para todos que fazem o curso de Engenharia Elétrica da UFPI, sobretudo, para os alunos", disse.

Prof. Dr. Carlos Ernando e Prof. Dr. José Arimatéia

Durante dois dias a comissão do MEC, formada pelos professores Antônio Campos (UFRN) e Alexandre Cézar (UFPB), fez um levantamento sobre o curso de Engenharia Elétrica da UFPI. Na avaliação, os professores analisaram três dimensões da graduação: didático-pedagógica, estrutura e corpo docente.

Segundo Antônio Campos, após o levantamento realizado na instituição, a comissão tem um prazo de cinco dias para emitir o relatório avaliativo. "Após concluirmos o relatório, este será encaminhado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que dispõe o documento para a universidade, que passa a conhecer a nota de avaliação do curso. Não havendo ressalvas ao relatório, nem por parte do INEP, nem da instituição de ensino, o mesmo é direcionado à instância superior do MEC que expede portaria de reconhecimento do curso", explicou o professor.

Antônio Campos e Alexandre Cézar

Conforme o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a instituição espera que o curso seja avaliado com nota quatro, em uma escala que vai até cinco. "Com o futuro reconhecimento do curso de Engenharia Elétrica pelo MEC, fechamos o ciclo de reconhecimento dos cursos do Reuni. Parabenizo todos os professores pelo trabalho, dedicação e empenho em fazer o melhor".

Na oportunidade, o avaliador Alexandre Cézar, agradeceu aos presentes pela disponibilidade em informar os dados necessários para que a avaliação fosse realizada com sucesso. O professor também elogiou o corpo docente do curso de Engenharia Elétrica da UFPI. "Foi uma visita tranquila. Constatamos o empenho do corpo docente da graduação, bem como seu planejamento e metas".

Presente no encontro, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFPI, Prof. Ms. Marcos Lira, falou sobre importância do momento para o curso. "O reconhecimento do curso irá coroar todo nosso empenho e dedicação ao curso de Engenharia Elétrica da UFPI. Apesar de ser um curso novo, tivemos um grande salto no número de iniciações científicas e somos um dos cursos da UFPI que mais envia alunos para o programa Ciência sem Fronteiras", enfatizou.

Otacílio da Mota, Luís Gustavo e Marcos Lira

Também estiveram presentes na reunião o subcoordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Luís Gustavo; e o Prof. Dr. Otacílio da Mota.