Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno da UFPI é selecionado para bolsa de estudos no Japão

Aluno da UFPI é selecionado para bolsa de estudos no Japão

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Tiago Gama Rodrigues, foi selecionado no dia 19 de julho para uma bolsa de estudos do Governo Japonês na modalidade de Estudante Pesquisador, sendo o único aprovado nesta categoria. A seleção foi realizada em junho pelo Consulado Geral do Japão em Belém (PA), que tem abrangência nos estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí.

Tiago Gama Rogrigues, aprovado para bolsa concedida anualmente pelo Consulado Japonês

Tiago realizará pesquisas no âmbito de mestrado e doutorado no país asiático e deverá seguir para o Japão no mês de abril de 2014. O discente acredita que a base de sua conquista se deve à UFPI. "Se a Universidade não tivesse qualidade, provavelmente eu não teria conseguido a aprovação e nem teria feito o projeto de pós-graduação que teve de ser submetido para a concessão da bolsa. Com certeza, a UFPI me deu uma base para que eu pudesse conseguir a aprovação", disse.

O aluno de Ciências da Computação também acredita que a sua estada nos Estados Unidos, proporcionada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras e pela UFPI, contribuiu para a conquista da bolsa. "Além da experiência acadêmica, o Programa Ciências sem Fronteiras me ajudou a construir caráter e me virar sozinho. Acredito que minha aprovação na bolsa do Governo Japonês se deve também à minha experiência nos Estados Unidos. Espero que minha experiência no Japão seja uma continuação do trabalho que realizei aqui e lá nos EUA", comentou.

Quando perguntado sobre como soube da seleção e a razão de ter se interessado, Tiago respondeu: "A área da computação no Japão é bastante desenvolvida e eu sempre tive o desejo de estudar lá. Embora eu tivesse um plano para que isso acontecesse, tive conhecimento da seleção para a bolsa de estudos por um professor do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, onde estudo Japonês. Resolvi tentar e consegui", disse.