Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Enfermagem realiza 27º Seminário de TCC ENFUFPI

Departamento de Enfermagem realiza 27º Seminário de TCC ENFUFPI

Na tarde desta terça-feira (17), deu-se início ao 27º Seminário de TCC EnfUFPI, promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o tema "A enfermagem e a internacionalização do ensino", o evento acontece até o dia 18 de setembro, com apresentação de monografias dos alunos concludentes.

Com o objetivo de divulgar os resultados dos seus estudos e a aplicabilidade destes na atenção à coletividade nas situações do processo saúde/doença, os alunos concludentes e seus orientadores têm a possibilidade de apresentar seus trabalhos à comunidade acadêmica, demonstrando, assim, a evolução da ciência da Enfermagem em tempos de interdisciplinaridade.

De acordo com a chefe do Departamento de Enfermagem (DEPENF), Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, a apresentação dessa pesquisa vai além do seminário contribuindo com a divulgação dos trabalhos para a comunidade acadêmica de forma geral. "Eles desenvolvem uma pesquisa que é apresentada em forma de relatório e de artigo científico, que é divulgado em revistas Qualis e na nossa revista do Departamento de Enfermagem, a REUFPI. Então, ficamos feliz em constatar que essa produção científica não vai ficar somente na instituição, vai haver uma propagação para toda a comunidade acadêmica e científica", disse.

Aluno Rômulo Diego com sua orientadora, Prof.ª Ms. Mayara Moura e banca avaliadora

De acordo com a Prof.ª Ms. Mayara Moura, essa apresentação aberta à comunidade acadêmica contribui para o crescimento do aluno. "Este momento é muito oportuno para os alunos, pois existe uma consolidação de um trabalho teórico e prático, contribuindo para o amadurecimento de nosso futuro enfermeiro", afirmou.

Aluno do primeiro período de Enfermagem, Nathanael Araújo da Silva frisa o crescimento do conhecimento do aluno novato para as áreas de pesquisa: "É importante para um vislumbramento do objetivo final do curso, que é o título acadêmico, onde se deve ter uma base de como será apresentado o resultado do trabalho de pesquisa".

Aluna Mauryane Lopes e componentes da banca: Prof.ª Dr.ª Silvana Santiago, Prof.ª Dr.ª Grazielle Roberta Freitas da Silva e Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo

A aluna Mauryane Lopes, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Grazielle Roberta Freitas da Silva, apresentou o trabalho "Amamentação em prematuros: caracterização do binômio mãe-filho e auto eficácia materna", e afirmou a importância desse projeto para o enfermeiro: "É um trabalho relevante e atual, em especial para o enfermeiro que objetiva conhecer as características relacionadas a mãe e ao filho e avaliá-la a partir das tecnologias em saúde".

Confira aqui a programação.