Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestrantes explanam sobre Vigilância e Notificação de Zoonoses Neurológicas
Início do conteúdo da página

Palestrantes explanam sobre Vigilância e Notificação de Zoonoses Neurológicas

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 17h22

O curso Vigilância e Notificação de Zoonoses Neurológicas, organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e Ministério da Saúde (MS), iniciou nesta segunda-feira (22).

FRANCISCO

A primeira palestra do curso foi ministrada por Francisco de Assis Borges, da SESAPI, com o tema "Agravos de notificação compulsória do SINAN". Francisco iniciou relatando como funciona a Vigilância Ambiental em Saúde no estado e também sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação. “Esse sistema é de nível nacional e a importância dele é fazer veicular tudo de notificação que ocorre dos agravos para que tanto as esferas estadual, federal e municipal possam ter uma visão daquilo que esteja ocorrendo dentro do seu ambiente”, explicou.

Ele também exemplificou os tipos de notificações que podem ser feitas, como os agravos de notificação compulsória, os agravos referentes à saúde do trabalhador porque ele também sofre essa interferência, agravos de interesse nacional, surtos e agravos de interesse estadual e municipal. Após a explanação, Francisco esclareceu algumas dúvidas dos espectadores.

CECILIA

A segunda palestra do dia foi da Dra. Cecília Melo Macêdo, da ADAPI, com o tema “Por que notificar? Notificação de enfermidades neurológicas no e-SISBRAVET”. A coordenadora do Programa Estadual de Vigilância Epidemiológica destacou que para que o sistema funcione, é necessário que haja notificação de doenças. 

“O serviço de defesa jamais vai poder estar presente em todos os locais. Então os produtores, médicos veterinários, profissionais de saúde envolvidos é que vão ter esse primeiro contato com a ocorrência de uma doença. Quanto mais forte esse sistema, maior o número de notificações e uma resposta rápida por parte do serviço veterinário, mais fortalecido se tornará a nossa vigilância em saúde animal”, ressaltou.

A Dra. Cecília também respondeu perguntas enviadas pelo público. O vídeo completo com a duas palestras pode ser assistido aqui. O evento segue até o dia 26 de fevereiro e será transmitido pelo Canal UFPI TV no YouTube. A programação completa pode ser acessada aqui.

Fim do conteúdo da página