Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Confira principais pontos do calendário acadêmico 2020.2 da graduação

Confira principais pontos do calendário acadêmico 2020.2 da graduação

Última atualização em Sábado, 13 de Março de 2021, 20h32

destaques_calendário.jpg

Na segunda-feira (15), foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a resolução 13/2021, com a proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), resultado de ampla consulta à comunidade acadêmica, do calendário acadêmico para o próximo período de aulas no ensino de graduação. As aulas serão realizadas em modelo remoto, mas com a possibilidade de flexibilização, em uma decisão que cabe aos colegiados dos cursos.

Para dar mais flexibilidade e tempo para planejamento de ações previstas, foi aprovada no dia 17/02 a Portaria 14/2021 do CEPEX, atualizando assim o calendário acadêmico quanto ao início do período letivo 2020.2, quanto à oferta de componentes curriculares, bem como as propostas de matrícula realizadas pelos estudantes antes do início do período letivo (22/03), conforme comunidado da PREG.

Matrículas

Segundo o Diretor de Administração Acadêmica/PREG, Leomá Matos, serão 100 dias letivos, com período que inicia em 22 de março e finaliza em 21 de julho. Em relação às matrículas, ele explica que haverá diversos períodos de realização, sendo o primeiro de 13 a 16 de março, com exceção do curso de Libras que possui um edital específico de ingresso e as matrículas ocorrerão de 20 a 23 de março.

Quanto à proposta de matrícula, Matos explica que é o pedido de matrícula em uma das vagas previstas na turma. As vagas serão ocupadas por ordem de solicitação de matrícula na turma.

Ofertas de disciplinas

De acordo com o novo calendário, durante a oferta de disciplinas o Chefe ou Coordenador, baseado no planejamento realizado no colegiado do departamento/curso, poderá ofertar disciplinas semestrais, ou bimestrais 1º ou 2º bimestre.

Haverá, assim, maior flexibilização quanto a oferta de disciplinas, quanto ao formato de execução (teórico, teórico-prático e/ou prático), e quanto ao tempo de execução (semestre ou bimestre). Cada curso planejará sua oferta e como ela será flexível.

A divulgação da oferta ocorrerá no próprio sistema acadêmico, assim que ela for publicada pelas unidades. A primeira oferta deverá estar publicada a partir de 13 de março

Matos enfatiza que os alunos precisam ficar atentos quanto às possibilidades de matrícula, trancamento e cancelamento que estão dispostos ao longo do calendário.

Confira a Portaria 14/2021 do CEPEX, que contém a versão atualizada do calendário acadêmico aqui.