Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) oferece ensino gratuito e expande acesso à formação superior no Piauí
Início do conteúdo da página

Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) oferece ensino gratuito e expande acesso à formação superior no Piauí

Imprimir
Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 08h58

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) atua desde 2006 com o objetivo de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região. Hoje o CEAD possui polos em 48 municípios, sendo 46 no Piauí e 2 na Bahia, ofertando 17 cursos de graduação, 15 especializações, 2 mestrados profissionais e vários cursos e eventos voltados à qualificação.

A estrutura dos polos é mantida pelos parceiros ou mantenedores, que podem ser os municípios ou o estado do Piauí por meio da Secretaria de Educação, e o ingresso dos alunos, que antes acontecia por vestibular organizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE), aderiu a nota do ENEM na última seleção. O ingresso ocorre com autorização da CAPES e com comprovação de recurso disponível para a execução da oferta.

O diferencial do ensino a distância da UFPI é que há uma unidade de ensino o CEAD e os professores lotados nesses centros em parceria com os professores dos cursos presenciais e colaboradores fazem a gestão dos cursos. Os docentes possuem ampla experiência na modalidade EAD, alguns alcançando de 10 a 12 anos no exercício da função. Assim, trazer metodologias e ações práticas que fomentam o ensino a distância na UFPI. Um diferencial foi que no ano de 2020 todo o processo de matrícula foi feito de forma remota, pioneiramente, já que em meados de março, início da pandemia, houve o ingresso dos últimos alunos.

Para Livia Nery, Diretora do CEAD, a educação a distância não é pensada para pessoas que têm condições de permanência e acesso diário, diurno e cotidiano à universidade. “A educação a distância é uma política da Universidade Federal do Piauí voltada a expansão e interiorização do ensino superior e eu acredito que nós temos sido exitosos até pela avaliação dos nossos egressos que sendo aprovados em concursos públicos, cursos de pós-graduação stricto sensu e em processos seletivos com isso retornam a suas comunidades exatamente esse conhecimento que é produzido na universidade”, destaca.


05.04.18._ASSINATURA_DE_CONVÊNIO_COM_A_SEDUC_0120180406175848.jpgLivia Nery, Diretora do CEAD

O aluno que procura a educação a distância da UFPI é aquele que mora distante dos grandes centros ou ainda aquele que não encontram os cursos que o CEAD oferece em outras instituições das suas cidades, além daqueles que possuem um tempo diferenciado para estudar. Esses alunos podem esperar do ensino a distância da UFPI uma equipe dedicada, com uso de tecnologias digitais avançadas como plataformas e ambientes de webconferência e laboratórios digitais, bem como uma equipe que vive constantemente pensando ações de pesquisa e extensão nos formatos daqueles alunos da educação a distância.

A extensão, importante pilar da universidade na modalidade presencial, também está presente na educação a distância. A sua processualidade  acontece da mesma forma que os cursos presenciais e também são realizadas ações à distância.

A expansão do CEAD deve continuar com a chegada de novos cursos e novos polos. Está sendo aguardada a autorização de um novo edital da CAPES para abrir o curso de Educação Física e Licenciatura em Ciências Agrárias, por exemplo. A abertura de novos polos também já está sendo pleiteada pelos municípios diretamente com a CAPES.

Fim do conteúdo da página