Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > E-book sobre protocolos de segurança do trabalho em época de covid-19 será lançado na próxima terça (23)

Última atualização em Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 17h31

FOTO E BOOK

Foto convite do lançamento oficial do e-book.

Discentes e docentes da Universidade Federal do Piauí, com apoio de profissionais de variadas instituições (UESPI e IFPI), produziram no período de pandemia o e-book “Atualidades de condutas para segurança no trabalho em época de COVID-19”, fruto do projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), pelo edital de projeto emergencial contra pandemia de COVID-19 em abril de 2020. O projeto foi coordenado pelos professores Dr. João Marcelo de Castro e Sousa do Departamento de Bioquímica e Farmacologia e Dr. Francisco Leonardo Torres-Leal do Departamento de Biofísica e Fisiologia, e teve como colaborador e organizador do livro o professor Dr. Orlando Mauricio de Carvalho Berti da Universidade Estadual do Piauí.

O grupo multiprofissional, denominado ModoCOVID-19 formado por alunos de graduação do Centro de Ciências e Saúde – CCS e alunos de Pós-Graduações de Ciências Farmacêuticas, Ciências e Saúde, Nutrição e Alimentos, RENORBIO em conjunto com outros profissionais desenvolveram protocolos de segurança do trabalho contra a propagação do novo vírus, para profissionais do setor primário, secundário e terciário, resultando em um manual de 12 (doze) capítulos com linguagem de fácil acesso, refletindo sobre: uma breve historicidade, caracterização da doença e a busca de informações sobre segurança do trabalho em tempos de pandemia do SARS-CoV-2; questões do setor primário e a pandemia, refletindo acerca dos cuidados necessários para manutenção de uma produção segura; condutas e orientações para profissionais da indústria de alimentos com foco no enfrentamento da Covid-19.

Ainda são destacadas as estratégias de biossegurança em laboratórios de  análises clínicas e farmácias; medidas de segurança para comerciários, vendedores, caixas, repositores e atendentes comerciais; prevenção e combate à Covid-19: evitando a contaminação por profissionais da saúde; cuidados sanitários no retorno às atividades escolares no contexto da COVID-19; segurança do trabalho em meio à Covid-19 para motoristas de transporte público,  aplicativos autônomos e delivery; intervenções em saúde mental para profissionais de saúde que atuam na “linha de frente”; condutas e orientações para responsáveis técnicos e colaboradores de unidades produtoras de refeições com foco no enfrentamento da Covid-19; considerações e orientações aos bancários, funcionários administrativos, profissionais de tecnologia da informação e telecomunicação; o papel da comunicação social nas questões da Covid-19 no Piauí.

É uma obra aberta a todos os públicos, com linguagem de fácil acesso e, principalmente, procurando trazer esclarecimentos sobre as questões prementes da COVID-19, notadamente em um período em que a vacinação e o fim da doença ainda não são uma realidade por completo. O ebook encontra-se disponível para download no site da editora EdUESPI de forma gratuita.

O e-book terá seu lançamento oficial no dia 23 de fevereiro do presente ano, às 19h através de uma live com a participação de alguns integrantes do projeto, onde será transmitido pelo YouTube e Instagram, com isso, os professores coordenadores do grupo, Dr. João Marcelo Castro e Dr. Leonardo Torres, convidam toda comunidade para participar deste evento e acessar o material, afim de ampliar ainda mais o conhecimento científico para todos.

Site para download do e-book: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/38

Canal do YouTube: http://www.youtube.com/orlandoberti

Página do Instagram: https://www.instagram.com/modocovid19/